Serviço Social promove formação em Política de Saúde e Controle Social

Os encontros foram no mês de setembro, com o objetivo de fortalecer o controle social na política de saúde

Por Ascom Ufal
 | nothing

Em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e como forma de estimular a participação social nos conselhos Locais, a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através do projeto de extensão “Assessoria ao FórumSUS” e em parceria com a Escola de Enfermagem (EENF), promoveu durante o mês de setembro, o Curso de Formação “Política de Saúde e Controle Social: fortalecer os Conselhos Locais das Unidades Básicas para efetivar o direito à saúde”, sob a coordenação da professora Valéria Correia e vice-coordenação da professora Lenira Almeida.

Para as coordenadoras do curso, a realização deste evento tem como intuito favorecer a compreensão dos projetos em disputa na sociedade e sua importância na determinação dos rumos da política de saúde brasileira; contribuir com o fortalecimento do SUS público e estatal e com o controle social popular na perspectiva dos interesses da classe trabalhadora; colaborar com o fortalecimento dos conselhos locais das unidades básicas de saúde com vistas à efetivação do direito à saúde; envolver estudantes e profissionais da área da saúde nas ações de fortalecimento do controle social.

O curso é bem pertinente para o momento em que estamos vivendo de fortalecimento do Controle Social dentro do estado de Alagoas, sendo uma boa experiência com acesso a conteúdo interdisciplinar, que consegue alcançar os mais diversos profissionais da área da saúde”, enfatizou a assistente social Ramanna Soares.

A formação está sendo promovida em articulação com a Uncisal, Cress/AL, Saseal e ABEn/AL. O projeto de extensão “Assessoria ao FórumSUS” é vinculado ao Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais (PPGSS/UFAL) e tem sido o lugar de atuação das turmas de atividades curriculares de Extensão do curso de graduação de Serviço Social e de ACE I do curso de graduação de Enfermagem.

O curso tem certificação de 20 horas e declaração de comparecimento para quem desejar.

Para mais informações, entrar em contato pelo email: curso.saudeecontrolesocial@gmail.com.