Ufal busca parceria com foco na concessão de bolsas para permanência estudantil
Reitor Josealdo Tonholo se reuniu com representantes do Banco Santander, nesta quinta (26), para articular parcerias
- Atualizado em
A limitação orçamentária na área da assistência estudantil vem mobilizando a gestão central da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em busca de alternativas para garantir a permanência na instituição de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Na manhã desta quinta-feira (26), o reitor Josealdo Tonholo se reuniu com Pâmella de Vasconcelos, Ranúsia Belo e Monick Carvalho, representantes do banco Santander situado no Campus A.C. Simões, em Maceió, para consultar a viabilidade de concessão de bolsas estudantis a partir dos programas de responsabilidade social e de ações afirmativas da instituição bancária.
“Os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica são o nosso foco. Temos uma história de anos de parceria frutífera com o Santander, por meio de bolsas para intercâmbio de alunos para universidades estrangeiras, e estamos nessa articulação a fim de conquistar bolsas para os nossos discentes”, explicou Tonholo. E acrescentou: “Nosso objetivo é encontrar outros meios para manter os estudantes na Ufal diante do orçamento modesto para a assistência estudantil”.
Pâmella de Vasconcelos falou sobre o interesse da instituição em estabelecer parcerias. “Estamos aqui para ouvir e entender o que podemos fazer de diferente”, afirmou.
Os pró-reitores Estudantil (Proest), Alexandre Lima; de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Wellington da Silva Pereira; de Extensão (Proex), Cézar Nonato; de Gestão Institucional (Proginst), Jarman Aderico , além de representes da Graduação (Prograd) e Pesquisa e Pós-graduação (Propep) também estiveram presentes.
“Há uma grande demanda reprimida e, a cada ano, a lista de estudantes que precisam ter acesso à assistência só cresce. Por isso, estamos buscando alternativas”, reforçou Alexandre Lima.
Programa de Auxílios Financeiros já ofertados pela Ufal
A Pró-reitoria Estudantil disponibiliza bolsas e auxílios para estudantes de todos os campi e unidades da Ufal. Os programas de Assistência Estudantil visam atender a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a finalidade de respaldar sua permanência na Universidade e incentivar a participação em atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão.
Bolsa Pró-Graduando, auxílios alimentação, moradia e creche são as modalidades de bolsas e auxílios concedidas pela Proest Ufal.
Para saber mais, acesse a página da Assistência Estudantil.