Calouros de Enfermagem em Arapiraca participaram de cerimônia do jaleco
Programação teve simulação de tutoria, contato com metodologias ativas, pintura corporal e muito mais
- Atualizado em
Os calouros do curso de Enfermagem do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram de programação variada na última semana. A ação, promovida pelo Centro Acadêmico A Voz da Enfermagem (Caven), contou com simulação de tutoria com o uso de metodologias ativas com ênfase no PBL (Problem Based Learn com livre tradução: Aprendizagem Baseada em Problemas), pintura corporal, tour pelo campus e muito mais.
“O curso de Enfermagem possui, em seu plano pedagógico, o uso de estratégias que possibilitam ao discente a perspectiva de colocar-se como protagonistas atuantes do próprio processo de ensino-aprendizagem, configurando assim, uma das âncoras de ensino ofertadas pela Universidade. Assim, o momento foi conduzido pelos membros do Centro Acadêmico com o objetivo de trazer um primeiro contato dos novos acadêmicos com metodologias ativas”, explicaram os membros do Caven.
A programação contou ainda com uma roda de conversa sobre oportunidades de assistência estudantil disponíveis na Universidade e tirar dúvidas dos novos alunos, conduzida pela assistente social do Campus Arapiraca, Laura Almeida, e parte da equipe da Gerência de Assistência Estudantil (GAE) da Pró-reitoria Estudantil (Proest).
Além disso, os calouros também acompanharam os relatos de cinco egressos do campus sobre os desafios a partir do momento em que deixam a sala de aula com a mesa E depois da graduação, quais os caminhos dentro da Enfermagem?. “No contraturno, porém, foi ministrado um minicurso com a temática Primeiros Socorros realizado pelos integrantes do Centro Acadêmico, que estão no 9° período do curso”, complementaram os membros do Caven.
Cerimônia do jaleco
A calourada também contou com a primeira cerimonia do jaleco do curso, num momento que contou com familiares e amigos dos novos estudantes do Campus Arapiraca, além da equipe de gestão do curso, como a coordenadora, professora Andreivna Serbim; a vice, Karol Fireman; dentre outros docentes e representantes do Centro Acadêmico. O momento, segundo o coordenador do Caven, foi planejado com e realizado com muito entusiasmo.
“A cerimônia do jaleco é um ato muito importante na vida dos novos acadêmicos, em que ocorre a passagem para a vida acadêmica. Vimos nos olhos dos discentes o quanto é importante ter esse momento já na entrada do curso. E para fortalecer o nosso curso, mostrar para a comunidade acadêmica que nós somos formadores dentro da universidade, que o espaço da universidade foi construído para os estudantes”, diz Renaildo Lima.
A nova estudante da Ufal, Angélica Torres, classificou o momento como emocionante ao dizer que o ato ficará marcado eternamente, tanto para ela como para os demais ingressantes do curso. “Foi emocionante e memorável. De certa forma, nos sentimos marcados na história do curso por sermos os primeiros. Foi uma cerimônia sucinta e agradável”, resumiu.
Angélica apontou ainda que a presença dos amigos e familiares deixou o momento ainda mais relevante.
“Muito bom reunir pessoas importantes para nós e profissionais da área que estudaremos para prestigiarem o momento no qual vestimos o jaleco e juramos dedicação durante o curso e na atuação profissional. Considero necessário esse acolhimento, pois somente nós, que fizemos parte, sabemos o quanto nos impulsionou e nos tocou aquela noite”, concluiu a estudante.