Questões étnico-raciais são tema de evento de estudantes de Psicologia
Organizado por estudantes de Psicologia, evento segue com programação até sexta-feira
- Atualizado em
Foram dois anos na expectativa de se reunir de forma presencial para conversar sobre assuntos e realidades que envolvem as questões étnico-raciais. Criado em 2021, com uma edição on-line em 2022, o evento Diáspora na Formação teve início no último dia 6, segunda-feira, e prossegue até sexta-feira (10) no Auditório da Reitoria da Ufal.
As atividades são gratuitas e os participantes terão direito a certificado. A programação pode ser conferida na imagem em anexo.
“O evento traz em pauta as questões étnico-raciais como norteadoras das discussões. O Diáspora na Formação se inicia nesta semana, no início inicio de 2023, mas a ideia é que se mantenha o ano inteiro e nos próximos anos”, declara Adson Correia, estudante de Psicologia e um dos organizadores do evento. Ele aproveita para fazer o convite: “Todo mundo pode participar, é aberto a toda comunidade, acadêmica ou não, quem quiser é só se juntar com a gente e participar”.
Organizado por estudantes que integram o Pet Psicologia, Coletivo Pretes e Centro Acadêmico (CA) de Psicologia da Ufal, a ideia do evento surgiu após a assinatura da carta compromisso antirracista do Instituto de Psicologia (IP), um documento coletivo construído por estudantes da graduação e da pós, docentes e técnicos do Instituto.
Promover o debate sobre as relações étnico-raciais na Universidade, dar visibilidade à produção intelectual de negros e negras na grade curricular do curso, defender o acesso a mais espaços na academia, além de condições para permanência, e denunciar as violências sofridas pela população negra são alguns dos objetivos da Carta Compromisso do IP. Para consultar, acesse .
Essa é a primeira edição presencial do Diáspora na Formação e estamos muito animados e felizes de proporcionar esse evento, não só para psicologia, mas para Universidade. Temos estudantes inscritos de várias graduações e as expectativas são melhores possíveis. Estive na fundação do evento e tenho sido feliz em ter mais de 230 inscritos nessa primeira edição presencial”, comemorou Adson.