HU cria canal no Youtube para tratar de maneira leve temas da área de saúde
Talk Web Show já falou sobre câncer de mama, saúde da mulher, saúde bucal, entre outros
- Atualizado em
Fruto de uma articulação entre a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e a Unidade de Comunicação Social (UCS) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), o Talk Web Show é um projeto onde questões da área de saúde são abordadas de maneira leve, com episódios semanais de duração média entre 10 e 15 minutos. O vídeo desta quarta-feira (15) traz a chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa, Monica Assunção, entrevistando o cirurgião bucomaxilofacial e chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Valtuir Félix, discutindo a importância da saúde bucal para a qualidade de vida.
Saúde da Mulher - Câncer de Mama foi o primeiro episódio do Talk Web Show, e trouxe a chefe da Unidade de Gestão da Graduação, Ensino Técnico e Extensão, Érika Sena, entrevistando a mastologista do HU, Shyrlene Nobre. Ainda em março, estão previstos os temas; Saúde da Mulher: câncer de colo do útero; Obesidade infantil: como prevenir; Pílula do conhecimento: registro seguro do prontuário, como fazer; Dia nacional da Saúde e Nutrição; e Março Azul Marinho: Prevenção ao câncer colorretal.
A iniciativa de promover o intercâmbio de ideias do conhecimento científico que atinja não apenas profissionais e a comunidade acadêmica, mas também para uma audiência mais abrangente, surgiu durante a 8ª Jornada Acadêmica do HU, realizada entre 22 e 23 novembro do ano passado. “Criamos um canal junto aos participantes do evento para que eles elencassem temáticas de interesse da comunidade e que elas fossem discutidas no âmbito do hospital, não apenas em forma de palestras, mesas-redondas, entre outros”, explica o gerente de Ensino e Pesquisa, professor Eurico Lôbo.
A seleção de temas foi iniciativa da equipe técnica, da GEP e da Comunicação Social, de acordo com as áreas de maior interesse e demanda, que podem estar atreladas a uma data específica como as deste mês, que é dedicado à prevenção do câncer colorretal, estendendo-se para outras campanhas, a exemplo do outubro rosa. “A ideia não é a de termos uma palestra científica, mas sim uma abordagem mais simplificada, numa linguagem que chegue a todo o público, mas que não deixe de colocar em evidência os temas relevantes. É importante informar com qualidade”, acrescentou.
Os episódios podem ser conferidos no canal da Unidade de E-Saúde do HU, no link.