Estudantes de Jornalismo são agraciados no Prêmio Sinturb de Jornalismo

Na categoria estudante, a Ufal ficou com o primeiro e segundo lugares

Por Lenilda Luna - jornalista
 | nothing

Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) destacaram-se na terceira edição do Prêmio Sinturb de Jornalismo. A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira (19), no Hotel Jatiúca & Resort, reunindo profissionais de Jornalismo, estudantes, representantes do setor de transporte público e convidados.

Em primeiro lugar, foram premiados os estudantes José Otávio Ferreira da Silveira e Daniel Lucas Oliveira Paulino com a reportagem: Novo sistema de bilhetagem eletrônica em Maceió completa um ano: redução das fraudes ainda é um desafio. “Eu só tenho a agradecer a minha família e a todos que contribuíram para a minha formação profissional. O prêmio representa todo um aprendizado que é diariamente adquirido nas atividades desenvolvidas na Ufal”, comemorou Daniel Paulino.

A construção da reportagem contou com o apoio e orientação da professora Magnólia Santos. “O apoio dela foi fundamental para que juntos conquistássemos o primeiro lugar. Sem dúvidas, subir naquele palco e receber o prêmio, foi a certeza de que estamos no caminho certo. Agradeço a Deus e também a todos os servidores da universidade, que de maneira direta ou indireta, contribuíram para esse momento de tanta emoção”, acrescenta Daniel.

José Otávio também estava muito emocionado com a conquista. "Fiquei muito feliz em ter sido premiado ao lado do Daniel. A gente decidiu o tema da reportagem juntos e ela foi desenvolvida da melhor forma possível, com as fontes que foram fundamentais para o conteúdo final. Confesso que não imaginava que seria contemplado e penso que o esforço foi recompensado. Foi meu primeiro prêmio jornalístico e agora vamos em busca de outros”, declarou o estudante.

Já em segundo lugar, foram premiadas as alunas Ana Beatriz Rodrigues, Marcela dos Anjos e Kamilla Abely, com a reportagem: Transpondo barreiras: um ir e vir com inclusão. “Sinto muito orgulho da dedicação dos estudantes, lembrando que hoje o nosso curso de jornalismo é o único ativo aceitando novas turmas dentro do estado. Agradeço a orientação do professor Marcelo Robalinho ao nosso trabalho ”, destaca Kamilla.

A matéria premiada em segundo lugar aborda o direito de ir e vir da pessoa com deficiência. “Tratamos sobre a gratuidade de passagem e trouxemos exemplos de como o transporte público gratuito e acessível para pessoas com deficiência impacta na busca de outros direitos como educação, lazer e principalmente saúde”, explica Ana Beatriz Rodrigues.

As estudantes contaram que para desenvolver o foco dessa reportagem, buscaram histórias de personagens que utilizam o transporte público para ter acesso às entidades onde recebem atendimentos como, por exemplo, a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e o Instituto Amor 21, formado por pais, familiares e amigos de pessoas com Síndrome de Down.

Sobre o Prêmio Sinturb

O Prêmio Sinturb de Jornalismo é realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), com o apoio da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal).

Segundo os organizadores, o prêmio Sinturb de Jornalismo, que foi realizado pela primeira vez em 2020, "tem como principal objetivo disseminar a importância do setor de transportes, promovendo e valorizando a profissão jornalística, um dos serviços mais democráticos e essenciais para a sociedade”.

A premiação reconhece trabalhos que “retratam a importância do transporte público de passageiros e os impactos desse serviço em Maceió, abordando questões como investimentos, infraestrutura, tecnologia, produtividade, mobilidade urbana e soluções para o setor”. São oito categorias, sendo uma delas para o reconhecimento dos estudantes de Jornalismo.

Confira as matérias premiadas:

Transpondo barreiras: um ir e vir com inclusão