Projeto de Teatro da Ufal remonta peça de Bertolt Brecht O Acordo
Peça será encenada nesta quinta (4) às 16h30 no Ichca
- Atualizado em
Nesta quinta-feira, 4 de maio, o projeto de extensão Igreja Dialética Brechtiana, aprovado pelo edital Vivências Artísticas, da Pró-reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas (Proest/Ufal), apresenta a peça O Acordo, de Bertolt Brecht. O evento é gratuito e acontece às 16h30, no Laboratório Cênico do Ichca (Bloco FiloArtes), no Campus A.C. Simões, em Maceió.
Coordenado pelo professor de Teatro Marcelo Gianini, o projeto tem a colaboração do professor Ivanildo Piccoli, e retoma a pesquisa sobre Teatro Político e Pedagogia, iniciada em 2019, no (extinto) Corpo Cênico da Ufal, remontando O Acordo, de Bertolt Brecht.
Em O Acordo, o dramaturgo alemão retoma de forma crítica outro texto seu, O Voo sobre o Oceano, porém modificando o final da fábula: e se o referido voo não tivesse sido um sucesso, ou seja, tivesse acabado em desastre? A partir desta nova perspectiva, Brecht lança a questão: o ser humano ajuda o ser humano?
Adaptação de A Peça Didática de Baden Baden Sobre o Acordo, a presente montagem realiza uma leitura dramatizada do texto de Brecht como parte de uma missa inspirada no ritual católico. As cenas dramatizadas, as canções, as coreografias e as projeções áudio visuais são a liturgia desta Igreja, que tem o objetivo de instigar a reflexão dialética através da estética teatral.
O espetáculo é recomendado para maiores de 18 anos.
Ficha Técnica:
Produção: Igreja Dialética Brechtiana
Adaptação do texto original de Bertolt Brecht
Elenco: Aryelli Evely, Beatriz dos Santos, Diego Oliveira, Emily Valentim, Francisco Neves, Lexas S. Dussivan, Lidiane Amorim, Marcelo Gianini e Ricardo Neves.
Direção cênica e dramaturgia: Marcelo Gianini
Assistência de direção e preparação corporal: Franciele Beserra
Músicas: Bertolt Brecht e Kurt Weill (versões para o português de Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia) e dos irmãos Ferreira (Homero, Glauco e Ivan)
Acompanhamento musical e gravação: Pedro Pé Braga
Colaboração na montagem: Ivanildo Piccoli
Coreografias: Corpo Cênico da Ufal (2018/2019) e Igreja Dialética Brechtiana
Produção áudiovisual (seleção e edição): Francisco Neves e Evandro J.
Guarda Roupa: Ivanildo Piccoli
Estagiárias: Emily Valentim e Franciele Beserra
Grupo de Pesquisa Brincantuar: Artífices Cênicos (CNPQ/Ufal)
Apoio: Proest, Proex e Curso de Teatro Licenciatura da Ufal