Bienal do Livro de Alagoas confirma presença de mais três convidados
Jessier Quirino, Paula Pimenta e Renan Inquérito estarão no maior evento cultural e literário do estado em agosto
- Atualizado em
A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas está chegando e, com ela, mais três convidados confirmaram presença: Jessier Quirino, Paula Pimenta e Renan Inquérito. Os três se unem aos demais confirmados para participação no maior evento cultural e literário do estado, cuja realização será entre os dias 11 e 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada é franca.
Jessier, por sua vez, já é figura carimbada na Bienal de Alagoas, tendo participado das edições de 2007, 2013, 2015, 2017, por exemplo, onde sempre apresenta seus causos e estórias no linguajar nordestino, utilizado como um recurso cômico para expressar a rica cultura popular existente no sertão nordestino.
Arquiteto por profissão, poeta por vocação, matuto por convicção, Jessier é paraibano de Campina Grande e autor dos livros "Paisagem de Interior", "A Miudinha", "O Chapéu Mau e O Lobinho Vermelho", "Agruras da Lata D'Água", "Prosa Morena", "Política de Pé de Muro" e "A Folha de Boldo - Notícias de Cachaceiros", além de cordéis, causos, músicas e outros escritos.
Já Renan Inquérito começou a carreira em 1999 quando decidiu montar um grupo de rap no interior de São Paulo. A partir daí, ele passou a colecionar microfones, megafones, canetas, livros e muitos outros elementos que contribuíam para suas rimas ganharem força, voz e o mundo – já que tudo ia saindo do papel e ganhando o público.
Recentemente, Inquérito lançou Abrakbça, um álbum de hip hop para crianças que reuniu grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB) como Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhoto, Maria Rita, Emicida, além de contar com a participação do grupo O Teatro Mágico e de um coro encorpado com vozes de diversas crianças. Ouça aqui o álbum Abrakbça.
O terceiro nome é a escritora Paula Pimenta que retorna à Bienal de Alagoas oito anos depois de sua primeira participação, em 2015. Natural de Belo Horizonte, Paula sempre gostou de escrever – ela diz que seus livros são ‘cor de rosa’. Por conta dessa preferência, fez faculdade de jornalismo e logo se transferiu para o curso de Publicidade, no qual se formou. Também estudou Música na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e Teatro.
É autora de livros famosos como “Fazendo meu Filme 1”, lançado pela Editora Gutemberg. Este livro virou uma série de quatro volumes que deu origem a uma nova série com o livro “Minha Vida Fora de Série” (2011). Têm livros que viraram filme como “Cinderela Pop”, estrelado pela atriz e apresentadora Maisa Silva e “Fazendo meu Filme” – que já foi produzido, mas ainda não tem data prevista para estreia. Veja o trailer aqui.
Sobre a Bienal
Com variada programação, que está sendo organizada pelas equipes da Ufal, via Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), Pró-reitoria de Extensão (Proex), Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) e Assessoria de Comunicação (Ascom), e correalização do Governo de Alagoas, por meio de suas secretarias, a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas também contará com apoio do Sebrae, Sesc e outras instituições. A coordenação geral da Bienal de Alagoas é da professora Sheila Maluf.
Veja as novidades no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.