Começam as inscrições para a 2ª Mostra Autoral Velho Chico do Festival de Música

Artistas maiores de 18 anos que estiverem interessados em participar, podem se inscrever até o dia 3 agosto

Por Simoneide Araújo - jornalista
 | nothing

O Festival de Música de Penedo (Femupe) edição 2023 está chegando! Será de 17 a 21 de outubro e, com ele, também acontece a 2ª Mostra de Música Autoral Velho Chico. Se você é compositor ou compositora, então, aproveite para se inscrever aqui, a partir desta segunda-feira (3). O prazo vai até 3 de agosto.

A Mostra de Música Autoral Velho Chico faz parte da programação do Festival de Música de Penedo e, de acordo com o coordenador Vanilson Coelho, a mostra pretende estimular e difundir a produção musical autoral em seus diferentes gêneros. “A perspectiva para este ano é que haja mais participantes pelo fato de muitos já conhecerem a mostra. Também conseguimos aumentar o valor da premiação e isso pode atrair mais pessoas. A mostra de 2022 foi um sucesso e, com certeza, os músicos já estão aguardando o edital deste ano. Tivemos inscritos de Alagoas e de outros estados, como Sergipe, Paraná e São Paulo”, completou.

Na edição do ano passado, Vanilson Coelho ressalta que houve uma boa participação de artistas penedenses. “Tivemos mais de 40% de participação de músicos de Penedo e região. Isso foi muito bom para o festival, porque não tínhamos na programação a música popular daquela região ribeirinha. Nossa proposta é incentivar a música autoral entre os ribeirinhos. Por isso foi muito importante a mostra realizada em 2022”, revelou Coelho.

Inscrição

O coordenador explica que a inscrição será on-line, mas, caso o compositor ou compositora não tenha acesso à internet, o processo pode ser feito presencialmente na sala da produção da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Penedo, situada na Rua Damazo do Monte, nº 144, Centro Histórico. Só que é apenas de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Só poderão se inscrever artistas maiores de 18 anos, brasileiras e brasileiros natos ou naturalizados, ou ainda pessoas estrangeiras com situação de permanência legalizada no Brasil e com residência comprovada há, pelo menos, um ano completado até a data da inscrição. Os artistas e as artistas inscritos devem ser Microempreendedor Individual (MEI) com finalidade cultural ou pessoa física representada por MEI com finalidade cultural.

A Mostra  Velho Chico busca estimular e difundir a produção musical autoral em vários gêneros. Ela também quer incentivar a participação dos moradores e moradoras do município, por isso, está assegurada a seleção de, pelo menos, 40% de músicas de autoria de penedenses, desde que sejam maiores de 18 anos, com residência comprovada há, pelo menos, um ano completado até a data da inscrição.

Serão selecionadas 16 composições que vão integrar a Mostra de Música Autoral Velho Chico. Quem for selecionado receberá cachê de R$1.000,00 por música escolhida, lembrando que cada artista pode ter até duas escolhidas.

De acordo com o edital, a comissão responsável pela avaliação das composições seguirá os seguintes critérios: singularidade e originalidade; caráter inovador; qualidade artística e técnica; adequação do trabalho à sua proposta estilística; e diversidade.

A Mostra de Música Autoral Velho Chico acontecerá no dia 19 de outubro, no Largo de São Gonçalo, no Centro Histórico de Penedo. Quem não puder estar lá assistindo, terá a chance de acompanhar as apresentações pelo canal do Festival de Música de Penedo no Youtube, onde ficará disponível em período definido pela comissão organizadora.

Confira em anexo o Edital da 2º Mostra Autoral Velho Chico