Mar à Vista é destaque em congresso internacional de educação ambiental

Ligado ao Peld Costa dos Corais, projeto leva educação oceânica por meio de animações; evento envolveu os países e comunidades de Língua Portuguesa e Galícia

Por Maria Villanova – Ascom Peld
 | nothing

O projeto Mar à Vista, ligado ao Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa dos Corais (Peld-CCAL), representou a Universidade Federal de Alagoas no 7º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades da Língua Portuguesa. O evento aconteceu na primeira semana deste mês, em Maputo, Moçambique, com apresentações de trabalhos, palestras e trocas de conhecimento.

Com o tema Educação Ambiental: a Chave para a Sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento da Redeluso e da própria educação ambiental, o evento reuniu estudantes e autoridades da área ambiental dos países lusófonos e da região da Galiza.

Além da coordenadora-geral do projeto, professora Ana Malhado (ICBS), também participaram da apresentação a coordenadora de comunicação do Laboratório de Conservação do Século 21 [Lacos21], Luana Almeida (Peld Ufal) e a doutoranda Karoline Azevedo, do Dibict da Ufal. Elas compartilharam suas práticas bem-sucedidas, destacando os desafios enfrentados e os impactos positivos alcançados até o momento, o que despertou interesse do público e rendeu elogios pelas ações desenvolvidas.

A professora Ana Malhado expressou sua gratidão pela oportunidade de participar do congresso e ressaltou a importância de eventos como esse para ampliar o impacto das iniciativas de conservação ambiental. “Participar desse congresso foi uma experiência verdadeiramente inspiradora. Poder compartilhar nossos resultados e conhecer as experiências de outros projetos nos motiva a continuar nosso trabalho com ainda mais dedicação e entusiasmo", disse.

Ela também destacou a importância da vivência para as colaboradoras do projeto. "Para mim, a maior realização foi poder oportunizar essa experiência transformadora para Luana e Karoline. Tenho certeza de que esta vivência ficará marcada para sempre em suas memórias, abrindo novas oportunidades em suas vidas profissionais e promovendo um crescimento significativo em suas vidas pessoais", completou.

Durante o 7º Congresso Internacional de Educação Ambiental, a equipe do Mar à Vista também apresentou as ações desenvolvidas pelo projeto Criança com Ciência e distribuíram livros de atividades sobre a conservação dos oceanos, desenvolvidos na Ufal.

O projeto Mar à Vista tem como objetivo principal promover a conservação e a conscientização sobre os ecossistemas marinhos, especialmente na região costeira de Alagoas, de maneira lúdica, educativa e também valorizando a cultura nordestina, com ritmos típicos da região. Por meio de ações educativas e parcerias com escolas e comunidades locais, o projeto busca envolver a sociedade na proteção e no manejo sustentável dos recursos marinhos, de maneira divertida.

Para saber mais do projeto, você pode acessar o Instagram (@maravistaprojeto) ou os desenhos disponibilizados no canal do Youtube do Lacos 21. O Mar à Vista é desenvolvido no âmbito do projeto Conservação com inovação e arte: Novos horizontes para o Mar à vista!, financiado pelo CNPq, e faz parte do Peld - Costa dos Corais, Alagoas, desenvolvido com financiamento do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapea).

Próxima edição será no Brasil

Fundado em 2005, a rede lusófona foi criada pela necessidade de articulação da comunidade de países de língua portuguesa e na Galiza no campo da educação ambiental, com encontros a cada dois anos. Ao final da edição 2023, o diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, representou a ministra Marina Silva e anunciou que a próxima edição, em 2025, será no Brasil.