Estudantes de Jornalismo participam do projeto Bienal no Ar

Durante o evento, graduandos do curso de jornalismo atuaram como repórteres, produtores culturais e locutores da atração

Por Cecília Calado e Felipe Vieira – estudantes de Jornalismo com Deriky Pereira – jornalista / Renner Boldrino - fotógrafo
- Atualizado em
Atividades da rádio e TV Ufal incluiram uma cobertura jornalística no intuito de transformá-la em um documentário.
Atividades da rádio e TV Ufal incluiram uma cobertura jornalística no intuito de transformá-la em um documentário.

A Universidade Federal de Alagoas levou sua rádio web para a 10ª Bienal Internacional do Livro. Na ocasião, estudantes do curso de Jornalismo tiveram a oportunidade de atuar em parceria com os jornalistas Carlos Madeiro e Lenilda Luna na condução do programa Bienal no Ar, que foi transmitido em parceria com a Rádio Educativa FM. Cerca de 14 estudantes se dividiram entre as atividades da rádio e da TV Ufal, que incluiu uma cobertura jornalística no intuito de transformá-la em um documentário.

Os alunos tiveram a oportunidade de enriquecer o portfólio, ampliar a rede de contatos (o chamado networking), e, principalmente, entender como funciona a atuação das teorias aprendidas em sala de aula. “Foi a minha primeira Bienal do Livro e ter a oportunidade de participar de forma ativa das atividades da área de Comunicação, e não só como visitante do evento, foi gratificante demais. Para mim, essa é uma experiência que todos estudantes aspirantes do radiojornalismo deveriam ter”, afirmou Alberto Nobre, do 8º período, que teve a oportunidade de atuar como locutor e repórter.

A estudante Malba Barbosa falou sobre a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. Ela foi uma das alunas selecionadas para auxiliar a equipe durante todo o evento e atuou tanto na TV Ufal quanto na rádio, por meio de flashes com variados entrevistados. Ela ainda classificou a experiência como impactante, pela jornada ímpar de trabalho, ao colaborar com grandes profissionais.

Já para o estudante Tony Lima, do 7º período do curso, trabalhar na Bienal depois da pandemia da covid-19 tem um peso marcante. Ele disse ainda que essa oportunidade serviu estreitar a relação com profissionais da área, o que reafirma a escolha certa pelo curso, pontuando que fez amizades que irá levar para a vida. “O trabalho em equipe foi fundamental”, complementou o estudante Carlos Eduardo. Ele, que está na reta final da graduação, frisou a importância do trabalho que envolveu várias mãos, assim como o apoio da coordenação do projeto que fez total diferença.

Bienal No Ar

Grandes nomes alagoanos e nacionais passaram pelo estúdio da Rádio Ufal agitando o público que aguardava pelo início das palestras e rodas de conversa. O jogador Cafu, a jornalista esportiva Mariah Morais, o poeta Jessier Quirino, o escritor Itamar Vieira Júnior, o historiador Frederico Pernambucano de Mello, a escritora Nide Lins, a Ialorixá Mãe Neide, a escritora Paula Pimenta, a pesquisadora Carla Akotirene, o jornalista Nelson Motta, o escritor Antônio Torres, o pesquisador Kabengele Munanga, a museóloga Carmem Lúcia Dantas foram alguns dos que participaram do programa ao vivo.

Além dos debates, os ouvintes também contaram com cerca de 15 sorteios de kits de livros, em parceria com as Editoras da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da Expressão Popular e com a escritora Nide Lins. Os sorteios foram um diferencial da Rádio este ano e funcionaram da seguinte forma: os jornalistas Lenilda Luna e Carlos Madeiro anunciava uma frase ao vivo, de acordo com a temática dos livros do kit. O ouvinte que chegasse ao estúdio e falasse a então frase citada ganhava o sorteio.

O programa Bienal no Ar foi veiculado ao vivo durante os dez dias de evento, das 17h às 19h, de segunda a sexta, e das 13h às 15h aos finais de semana. A apresentação foi realizada pelos jornalistas Carlos Madeiro e Lenilda Luna com a direção técnica de Edilberto Sandes (Brother). A produção das entrevistas do estúdio e pequenas entrevistas de dois minutos tiveram apoio dos estudantes de jornalismo da Ufal.

Sobre a Bienal

Durante os dez dias de sua realização, a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas contou com mais de 400 mil visitantes, sendo finalizada como um evento de grande sucesso. Teve como patrono o cineasta alagoano Cacá Diegues e como principal homenageado deste ano o escritor, romancista e poeta Jorge de Lima, também alagoano.

O documentário sobre o evento produzido pela TV Ufal e que mostra todos os bastidores da décima edição será disponibilizado em breve e também poderá ser prestigiado pelo público; já o programa Bienal No Ar está disponível na íntegra pelo site e/ou em qualquer dispositivo móvel.

Veja as fotos oficiais no perfil oficial do Flickr da Ufal.