Jovens são premiados após maratona para desenvolver soluções inovadoras
Evento apoiado pela Secti, Fapeal e Ufal aconteceu durante o fim de semana, equipes receberam orientação e capacitação nas áreas temáticas de sustentabilidade e cidades inteligentes
- Atualizado em
O Demoday do Circuito Alagoano de Startups, evento financiado pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), concluiu, no domingo (30), a programação de três dias de mentorias e capacitações da 1ª Maratona de Inovação de Maceió, com a premiação de jovens participantes, por suas ideias empreendedoras. O evento aconteceu na Universidade Federal de Alagoas, que disponibilizou a estrutura e profissionais qualificados para a viabilização das atividades.
Esse dia de demonstração das startups recebeu uma equipe de mentores multidisciplinares, que apoiou os candidatos a criarem soluções para futuros negócios de impacto. A finalidade foi sensibilizar e promover entre os jovens a cultura de inovação e de empreendedorismo, de forma a aquecer o setor e estimulando as instituições a criarem um espírito transformador no ramo dos negócios.
“Esse é um projeto Fapeal, Secti, governo do estado e da Ufal. Um projeto estruturante que apoia os nossos jovens a pensarem no empreendedorismo inovador, estimulando todo esse pessoal a pensar em soluções, em propostas e ideias para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas”, frisou a assessora de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal, Juliana Khalili.
Durante as apresentações, no domingo, as equipes inscritas foram divididas em duas áreas temáticas: Cidades Inteligentes e Sustentabilidade. Cada uma teve um tempo de pitch de três minutos, para colocar para a banca avaliadora questões como: o problema, o tamanho e o perfil da “dor enfrentada”, a solução, os diferenciais da proposta, os concorrentes, os resultados esperados, entre outros pontos.
“Observamos a participação daqueles que se inscreveram; eles têm feito um trabalho difícil porque, para muitos, é a primeira vez que eles têm a oportunidade de ter acesso a esse tipo de conteúdo, e nós temos um papel enquanto mentores, de poder auxiliá-los por essa caminhada. Então, devemos compartilhar um pouquinho com eles, ao mesmo tempo em que aprendemos demais com todos. Penso que, no final das coisas, o que vai valer é essa troca entre todos nós e que eles possam sair daqui com uma atitude empreendedora”, abordou Bruno Asp, mentor do circuito e sócio-diretor da Neurônio Ativação de Negócios e Causas, de São Paulo.
A banca avaliou os candidatos considerando os quesitos inovação, viabilidade, aplicação e apresentação e comunicação. As duas melhores equipes de cada campo temático foram premiadas ao fim do demoday, porém um prêmio de Resiliência também foi entregue ao grupo que mais resistiu às adversidades da maratona de mais de 40 horas.
“Eu estou muito feliz por estar aqui, por que foi uma oportunidade incrível, eu sou a única do 1º ano da minha escola, e espero continuar vivendo a minha vida nesse ramo. Inicialmente, trouxemos dois projetos que foram eliminados na hora, aí pensamos em pegar outra ideia; com isso nós criamos outro projeto, lá, na hora, usando o que gostamos. A nossa proposta é vender quimonos e roupas para artes marciais, que atendam a todos os corpos, que sejam personalizados e que respondam a vários interesses”, relatou a participante Grazy Lima, estudante da Escola Estadual Princesa Isabel.
Os premiados levaram para casa os troféus respectivos de suas áreas temáticas e certificados de reconhecimento. Além de Maceió, o Circuito Alagoano de Startups já passou por outras cidades do estado como Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, mas ainda não terminou suas atividades. O próximo destino será em Palmeira dos Índios, em setembro, na Universidade Estadual de Alagoas.
“Para os alunos, é uma oportunidade única de desenvolver habilidades empreendedoras, de comunicação, entender de negócios e de tantas outras possibilidades; um extracurricular muito importante para construir as competências que hoje são exigidas dos profissionais pelo mercado de trabalho”, citou Manuela Lira, professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Arapiraca.
Para saber mais sobre o evento e sobre como participar dos próximos, é possível entrar em contato com os seus idealizadores pelo perfil no Instagram @startups.alagoas.