Estudantes da Ufal organizam evento da UFMG e querem trazê-lo para Alagoas
Ideia é criar um programa de inovação e fortalecer o trabalho do Centro de Tecnologia para reformulação dos cursos; egressa da Ufal foi uma das premiadas em Minas
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Recém-chegados de um evento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seis estudantes da Ufal estão ansiosos para aplicar as experiências no Centro de Tecnologia (Ctec). Eles foram convidados a fazer parte da organização do Ruptura, realizado de 30 de agosto a 3 de setembro, junto com a equipe do Programa de Inovação para Educação em Engenharia (ENG200) e IEBT Innovation, da UFMG. E não foi só isso, a egressa do curso de Engenharia Ambiental da Ufal, Nicolli Albuquerque, fez parte de uma das equipes vencedoras.
“O evento foi uma experiência única! Fomos com o objetivo de aprender mais para trazê-lo para a Ufal. É um evento que fomenta o empreendedorismo jovem e a inovação. Trabalhamos em áreas diferentes, como parceria, conteúdo, comunicação, etc. Foram dias intensos acompanhando o desenvolvimento de muitos jovens e conseguindo auxiliá-los nessa jornada. Acredito que foi uma virada de chave em nossas vidas, e queremos trazer isso para a nossa Universidade também, para impactar a vida de outros estudantes”, destacou a representante do Centro Acadêmico de Engenharia Civil, Mirelle Paz.
Ela conta que a ideia é criar um programa de inovação na engenharia na Ufal nos moldes do ENG200 da UFMG e, a partir disso, fornecer eventos como o Ruptura, que acontece anualmente e tem o formato de maratona com bootcamp (programa de treinamento concentrado em determinado tópico ou habilidade), hackathon (evento intensivo de colaboração e competição) e ideathon (desenvolvimento de ideias criativas para resolver problemas).
“Estamos planejando uma visita do pessoal da UFMG em Maceió para novembro, para eles explicarem como o programa Eng200 saiu do papel”, adiantou Mirelle.
A troca de figurinhas faz parte de uma parceria para alavancar os cursos da área de tecnologia da Ufal. De acordo com o professor Vladimir Caramori, diretor do Centro de Tecnologia (Ctec), a equipe tem se empenhado em buscar experiências exitosas nos grandes polos universitários.
“Esta é uma ação continuada do Ctec de revisão de projetos pedagógicos de cursos de graduação e de criação de estruturas de monitoramento da qualidade dos cursos, de engajamento do corpo docente, técnico e discente no processo de formação. É a segunda ida de pessoas do Ctec para a UFMG: a primeira ocorreu em dezembro do ano passado, com cinco docentes”, explicou Caramori.
Articulação
O convite para que alunos da Ufal participassem da organização do Ruptura surgiu depois do trabalho realizado no Ctec, no ano passado, pela equipe do programa de inovação da universidade mineira. O vice-reitor da UFMG, Alessandro Moreira, ficou entusiasmado com o engajamento dos estudantes e convidou nominalmente alguns representantes dos Centros Acadêmicos para o evento em Belo Horizonte.
O professor Christopher Souza conta que a visita foi o start para projetos mais aprofundados. “Desde maio de 2022, constituímos um comitê interinstitucional com a UFMG para facilitar a implantação das novas diretrizes curriculares nacionais para formação em engenharia. Em agosto do ano passado, sete representantes estiveram em Maceió para promover um workshop, do qual nossos estudantes também participaram. Alguns dos discentes toparam participar remotamente da organização do Ruptura, que aconteceu há dias”, disse.
Além de Christopher, integram o comitê os professores Karina Salomon, Cristiane Sodré, João Carlos Barbirato e Karoline Moraes. A proposta foi revisar e estimular a reformulação dos Projetos Político-pedagógicos dos cursos, com também ter melhores referências para desenvolver o trabalho do Ctec.
“A parceria [com a UFMG] viabilizou a realização de oficinas, workshop e missões institucionais, permitindo o detalhamento de um modelo de reformulação das matrizes curriculares, enquanto se desenvolvem articulações com especialistas para estabelecer um sistema para desenvolvimento da saúde mental, para estabelecer um programa de formação docente, para oportunizar educação empreendedora em todos os cursos e para viabilizar a revisão do design organizacional para um sistema ágil de governança”, descreveu o projeto do Comitê.
Prêmio para egressa da Ufal
Durante o evento ocorrido em Minas Gerais, a egressa do curso de Engenharia Ambiental da Ufal, Nicolli Albuquerque, integrou uma das equipes vencedoras do evento. A premiação reconhece as melhores soluções criativas e inovadoras para problemas atuais e reais. O trabalho desenvolvido pela equipe de Nicolli propôs uma solução eficiente e sustentável para gestão do patrimônio da UFMG, onde hoje ela cursa disciplinas do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Na Ufal, Nicolli participou do Laboratório de Conservação no Século 21 (Lacos21), onde teve a oportunidade de estar em um ambiente internacionalizado e atuar em projetos de Iniciação Científica envolvendo temas como Caatinga, Uso e Cobertura do Solo, Bacias Hidrográficas e Áreas Protegidas.