Estudantes de Veterinária são aprovados em mestrado e residência na UFRPE

Bruna Oliveira, Izabelly Gonçalves e Valdir Vieira partem para nova etapa de suas vidas após quatro anos de graduação juntos

Por Deriky Pereira – jornalista
- Atualizado em
Bruna Oliveira, Izabelly Gonçalves e Valdir Vieira
Bruna Oliveira, Izabelly Gonçalves e Valdir Vieira

Três estudantes da Unidade de Viçosa da Universidade Federal de Alagoas começaram 2024 com um presente especial e novos desafios: a aprovação para mestrado e residência na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Bruna Oliveira, Izabelly Gonçalves e Valdir Vieira passaram os últimos quatro anos da graduação juntos e agora se preparam para uma nova etapa: a pós-graduação! E o melhor: Eles seguirão juntos, pois vão para os respectivos cursos na mesma instituição, já a partir de março.

Bruna e Valdir foram aprovados no mestrado e Izabelly vai fazer residência. “Foi uma grande realização receber a notícia. Foi algo que eu planejei e comecei a estudar desde janeiro do ano passado e, apesar de vários altos e baixos, eu consegui! Vão ser dois anos de muito aprendizado e, com certeza, dedicação”, celebrou Izabelly Gonçalves.

A sensação de felicidade também foi compartilhada por Valdir Vieira que considerou a notícia recebida como a realização de um sonho. “Foi uma sensação indescritível para mim. É, sem dúvida, a realização de um sonho que venho cultivando há muito tempo. O mestrado representa uma oportunidade única de crescimento acadêmico e profissional. Estou ansioso para mergulhar nos desafios e nas oportunidades que este novo capítulo proporcionará”, vibrou o estudante Valdir.

A força da amizade

Os três estudam juntos desde o final de 2018 e, durante a graduação, eles atravessaram diversas etapas, dentre elas, a pandemia. Mas o elo que os une fez a diferença para tornar a jornada mais leve: a amizade! Afinal, como dizia o cantor Raul Seixas, um sonho que se sonha só, é um sonho que se sonha só. Mas um sonho que se se sonha juntos, é uma realidade.

“Pelo contexto de estarmos longe de nossas casas com nossos familiares, as nossas amizades se tornam ainda mais importantes na jornada acadêmica. Valdir e Izabelly foram essenciais para tornar essa caminhada mais leve, por isso, é muito especial saber que viveremos juntos também essa nova fase da nossa vida acadêmica e profissional”, disse Bruna Oliveira.

Para Izabelly, o desafio começou lá atrás, quando precisou sair de Maceió para Viçosa em busca de seu curso de graduação, deixando na capital família e amigos. No entanto, ao lado de Bruna e Valdir, ela crava, sem medo de errar: construiu, com eles, uma nova família.

“Estar com eles facilitou essa jornada, tornando-a mais leve. Eu sempre compartilhei esse meu sonho e eles sempre me apoiaram e me incentivaram, na verdade acreditaram em mim nos momentos em que eu menos acreditei. São pessoas fundamentais e que agora vou ter a oportunidade de compartilhar mais essa fase da vida”, celebrou a jovem.

Apoio e incentivo dos familiares

A notícia da aprovação também foi recebida com alegria e emoção pelos familiares dos estudantes. “Eu sou de Estrela de Alagoas, mas durante o período de graduação tive que me mudar para Viçosa. A notícia da minha aprovação no mestrado na UFRPE foi recebida com grande alegria e orgulho por parte da minha família”, contou Valdir Vieira.

O estudante também aproveitou a oportunidade para deixar registrado um agradecimento especial aos pais: “Agradeço aos meus pais, Dilma e Renato, que, enfrentando todas as adversidades de um sertanejo humilde, dedicaram-se incansavelmente para viabilizar a minha jornada até este momento”, complementou Valdir.

Já Izabelly considera que esta deve ser uma conquista compartilhada com a família que sempre apoiou seus sonhos: “A minha família de Maceió ficou tão feliz quanto eu, pois essa conquista também é fruto dos esforços deles. E eu fico muito feliz de poder dar um retorno e, também, orgulho para eles”, vibrou.

E Bruna Oliveira complementou: “Eu também gostaria de agradecer à minha família e aos meus amigos, que sempre se fizeram presentes me apoiando e acreditando no meu sucesso, dessa forma, oferecendo um suporte que se tornou essencial”.

Aos mestres, com carinho

“Sou muito grata por todo aprendizado e incentivo desde os primeiros períodos. Além de um incentivador, é um profissional o qual me inspiro e admiro sua leveza e dedicação em ensinar com amor”, vibrou Bruna ao se referir ao seu orientador desde o início da graduação, o professor Danillo Pimentel, que também destacou o compromisso da orientanda durante o curso.

“Bruna sempre foi proativa e pontual, tendo colaborado em inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas no Laboratório de Anatomia Animal, especialmente de 2020 a 2022. No ano seguinte foi minha orientanda de TCC e durante todo esse período, manteve conduta pessoal e acadêmica irrepreensíveis, razão pela qual declaro mérito acadêmico em toda sua trajetória universitária”, salientou o professor.

Já Izabelly agradeceu o acolhimento da professora Karla Patrícia que, mesmo de uma área diferente da sua, não deixou de orientá-la. “Eu quero agradecer à minha orientadora, que mesmo sendo da área de microbiologia, diferente da minha, me acolheu e aceitou o desafio de fazer a minha pesquisa de TCC abrangendo, também, a área de cirurgia veterinária. Ela é um exemplo de professora e de ser humano, sempre será uma fonte de inspiração para mim”, salientou.

A professora Karla Patrícia recordou o período de orientação de Izabelly durante o TCC e, em seguida, revelou seu orgulho em ver a sua orientanda rumo à nova caminhada. “Ver minha orientanda aprovada na residência e em um novo ciclo de vida profissional, dá uma sensação de dever cumprido e de direcionamento bem-sucedido. Foi uma honra orientá-la e tenho certeza de seu sucesso nesta residência e em outras áreas acadêmicas”, salientou a docente.

Educação transforma vidas

Para Valdir, todas as experiências vivenciadas ao lado de seu orientador contribuíram para que ele chegasse onde chegou: “Faço aqui um agradecimento especial ao professor Jonatas Campos de Almeida. Foi uma honra ser seu orientando durante quase quatro anos. Para mim, o senhor é um exemplo de professor, orientador e ser humano”, disse Valdir Vieira, seguido pela fala do docente, que revelou sua alegria em ver o crescimento de seu então orientando.

“A alegria e o orgulho transbordaram ao ver Valdir aprovado no mestrado de uma renomada universidade como a UFRPE. Sua jornada, desde a iniciação científica, foi marcada por dedicação incansável, sempre com muita ética e interesse pelo aprendizado. Seu comprometimento acadêmico e a busca constante por conhecimento, formaram um ser humano comprometido com a Medicina Veterinária, sobretudo na área da saúde pública”, contou Jonatas.

De acordo com o professor, foi nítido ver o crescimento pessoal e acadêmico de Valdir ao longo da convivência durante o tempo de graduação, fato que reforça o quanto a educação transforma vidas.

“Valdir ingressar no mestrado não é somente um reflexo de sua determinação individual, mas também uma celebração do poder transformador da educação. Sua trajetória é um testemunho de como a combinação de talento e dedicação podem moldar um futuro brilhante para qualquer estudante da nossa Universidade. Estou confiante de que Valdir continuará a contribuir significativamente para sua área de estudo e além, deixando sua marca na saúde pública do país”, concluiu Jonatas Almeida.