Comissão de pós-graduandos da Ufal realiza seminário no próximo dia 10

1º Seminário da APG acontece de forma híbrida nos dias 10 e 11 no LCCV, em Maceió

Por Jacqueline Freire – jornalista

Na próxima semana, nos dias 10 e 11 de outubro, a Comissão Pró-Associação de Pós-Graduandos (APG) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza seu primeiro seminário. O evento será realizado no dia 10, às 14 horas, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), localizado no campus A. C. Simões, em Maceió, e no dia 11 de forma virtual.

As inscrições podem ser feitas diretamente no link. O evento também terá transmissão ao vivo. A ideia é promover discussões sobre os direitos dos pós-graduandos da Ufal, alinhando-se às pautas do Movimento Estudantil da pós-graduação nacional. “Entre os temas abordados, destacam-se os direitos previdenciários, o reajuste e a ampliação das bolsas, a reafirmação das políticas de cotas e a busca por uma universidade mais plural e acolhedora”, informa a comissão.

O seminário também marca a constituição da primeira Associação de Pós-Graduandos da Universidade, daí a comissão incentivar a participação de todos os discentes de pós-graduação, a fim de enriquecer as discussões. “As Associações de Pós-Graduandos (APGs) desempenham um papel fundamental no cenário acadêmico e científico, especialmente no Brasil, onde a formação de recursos humanos altamente qualificados é essencial para o desenvolvimento social e econômico. Essas associações, compostas por estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado, são instrumentos cruciais para a defesa dos direitos e interesses da comunidade de pós-graduandos, bem como para a promoção de um ambiente acadêmico mais justo, democrático e inclusivo”, afirma.

Mais informações no  site ou no endereço eletrônico: apgufal@gmail.com.