Estudantes participam de evento nacional sobre comunicação e juventude

Evento foi realizado em São Paulo e abordou temas sobre o direito à comunicação

Por Thâmara Gonzaga - jornalista
Evento foi realizado em São Paulo e abordou temas sobre o direito à comunicação

Os estudantes do curso de Relações Públicas, Flávio Henrique e Antônio Skalybul, e de Jornalismo, Arthur Fellipe, participaram do Encontro Nacional de Juventudes, Comunicação e Participação (ENJCP), em São Paulo, promovido pela Viração, uma organização social que atua com projetos de educomunicação e mobilização social desde 2003.

O encontro, realizado no início de setembro, reuniu jovens de todo o país para conversar sobre o direito à comunicação. Eventos extracurriculares, nacionais ou locais, ampliam contatos e conhecimento, ajudando na construção de uma formação profissional mais sólida e consciente. E foi isso que Flávio destacou ao falar sobre a participação dele.

“Esse evento, apesar de não ser acadêmico, não ter apresentação de pesquisa, tem como grande diferencial o fato de falar sobre comunicação como um direito que todo mundo tem. Independente de suas realidades, seus contextos sociais, todo mundo precisa se comunicar, nas mídias, na política, no dia a dia, de todas as formas. Então, o evento trata, especificamente, da comunicação das juventudes e é importante para mim enquanto jovem, mas também como futuro profissional”, disse o estudante.

Flávio acredita que a experiência vai ajudá-lo a entender melhor o propósito da carreira que escolheu, bem como ajudá-lo em projetos que já desenvolve na Ufal, com colegas e professores, a exemplo do projeto de extensão Colabcom (Laboratório Colaborativo de Comunicação). “É um projeto que a gente desenvolve com uma associação no bairro de Bebedouro, que parte dessa premissa do direito a se comunicar, abordando a nossa função social enquanto comunicadores profissionais, auxiliando as pessoas a conquistarem espaços nas mídias, nas redes sociais, por meio do nosso conhecimento técnico”, explicou.

Arthur Fellipe também ressaltou o quanto a participação em atividades extracurriculares enriquece o processo de formação. “Para mim, como um jornalista em formação, o evento foi enriquecedor das mais diversas maneiras, pois pude pôr em prática muito do que aprendi na universidade e trago comigo uma bagagem repleta de novas visões sobre os territórios que tive acesso. Foi uma experiência incrível. Pude me conectar com diversos jovens de todo o país, cada um com uma história única e suas lutas que se assemelhavam a tantas outras”, destacou.

Antônio também definiu que participar do evento foi “incrível” e que ajudou a ampliar sua visão em relação à atuação profissional. “Quando você trabalha/estuda comunicação e tem a dádiva de participar de um encontro desse, você abre sua mete para o mundo e vê que não é só no seu território que tem desafios. Acredito que minha participação nesse encontro vai somar muito para minha formação porque foi uma experiência única, onde jovens de várias regiões do Brasil se encontraram para debater sobre as dificuldades na sociedade em que estão inseridos”, afirmou.

Processo seletivo

Os estudantes de comunicação da Ufal já tinham tido outras experiências em atividades coordenadas pela organização social. No caso do evento em São Paulo, a participação deles foi conquistada por meio de um processo nacional que selecionou alguns jovens para participarem com todos os custos pagos pelo evento.

“Foi uma honra ter sido escolhido para participar junto a tantos outros jovens e poder levar tudo isso de volta para a universidade, para o conhecimento acadêmico. Eu acredito que o acadêmico, o profissional e o social têm que andar juntos”, afirmou Flávio.

Ele ainda ressaltou que, após o evento, os participantes agora trabalham na construção de uma Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc). “É para conectar as juventudes do Brasil para desenvolver projetos e ações nos seus territórios. Nós já fizemos nossa primeira reunião on-line para decidir nossa atuação”, afirmou o estudante de Relações Públicas.