Estudantes de Medicina Veterinária vão realizar o segundo Dia de Campo
Atividade é uma oportunidade para junto aos produtores rurais, se discutir controle de carrapatos, vacinas para bovinos e outros
O Grupo de estudo, extensão e pesquisa de ruminantes (GEPR) do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participa, no domingo, 10 de novembro, do segundo Dia de Campo “Fazenda São Luiz na Rota do Conhecimento”. Será nas instalações da Fazenda São Luiz, no município de Viçosa, em Alagoas, local onde fica situada parte do curso de Medicina Veterinária da Ufal.
A atividade surgiu de questionamentos dos próprios produtores rurais, que foram entrevistados durante a etapa de “in loco” do projeto de extensão. “Nessa oportunidade inúmeros foram os questionamentos a respeito de controle de carrapatos, das principais vacinas para bovinos e implantação de pastagem adaptadas a região. A experiência do primeiro evento, que aconteceu em fevereiro de 2023, com 70 participantes, foi extremamente importante para a decisão de um novo encontro com produtores rurais”, afirma a professora Gildeni Aguiar, da disciplina de Clínica Médica de Ruminantes.
Ela explica que o segundo Dia de Campo é uma das etapas do “GEPR em movimento - Transferência de saberes: Da academia para o campo, de jovem para jovem” aprovado pelo edital 12/2023 da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Além dela, participam da comissão organizadora os professores Julicelly Barbosa, José Wilson Sobrinho e Oscar Boaventura Neto; os servidores técnicos Alonso Pereira e Thiago Cirilo; e 25 alunos do grupo de estudos GEPR.
A recepção aos participantes será no prédio central da Unidade Educacional de Viçosa, momento que será realizada a inscrição, coleta de dados para confecção de certificado e emissão de crachá de identificação. Os participantes serão conduzidos ao sistema de produção de bovinos onde participarão da estação de acolhimento. Logo após serão conduzidos pelos guias aos seus respectivos módulos e estações. O 1° módulo será no curral de manejo dos bovinos, onde serão ministradas as estações intermediárias. O 2° módulo será nas instalações da cozinha, disposta para o dia de campo no prédio do sistema de produção de bovinos, onde serão discutidas boas práticas de fabricação e elaboração de produtos derivados do leite. “Esse último módulo é a novidade na nova edição do Dia de Campo, visando aumentar a participação de mulheres no evento”, avisa a professora.
Os módulos acontecem de forma simultânea, com duração de quatro horas. Cada módulo contará com momentos comuns, como a acolhida dos produtores, apresentação de guias e instrutores, lanche, a etapa de encerramento com amplo debate e entrega de certificados. O Dia de Campo terá início às 8h e previsão de término às 12h. O público-alvo são produtores rurais e estudantes dos diversos cursos das áreas de Ciências Agrárias da Ufal.
Confira a programação completa:
- Inscrição (8h-8h30)
- Acolhida dos participantes/Apresentação de guias e instrutores (8h30);
- 1° MÓDULO (cada estação terá o tempo médio de 40 minutos)
- Estação I- Principais vacinas para bovinos e os cuidados no momento da vacinação;
- Estação II - Alternativas para controle de carrapatos nos bovinos;
- Estação III - Implantação de pastagem para bovinos;
Intervalo entre a segunda e terceira estação para o coffee-break.
- 2° MÓDULO (duração de 3h, incluindo o intervalo para o coffee-break)
Estação Única - Boas práticas de fabricação e elaboração de produtos derivados do leite.
- Encerramento com amplo debate.