Grupo de pesquisa em Nutrição comemora aumento nas defesas e capacitações

Estudantes defenderam TCC´s, dissertações e teses, além de apresentarem trabalhos e eventos e terem suas pesquisas bem avaliadas para publicação

Por Ascom Ufal
Grupo do LNBA comemora aumento nas defesas e capacitações acadêmicas

O aumento na quantidade de defesas e capacitações acadêmicas durante os últimos dias é motivo de comemoração para o Grupo de Pesquisa em Nutrição Básica e Aplicada (LNBA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram quatro qualificações de mestrado, duas defesas de doutorado, uma de mestrado e outra de TCC; além de 16 trabalhos apresentados em eventos. O professor Haroldo Ferreira, coordenador do grupo e orientador dos alunos, destaca a contribuição que essas pesquisas vêm oferecendo à produção científica.

“São temas relevantes do ponto de vista social e que aumentam a visibilidade dos problemas enfrentados por populações em situação de maior vulnerabilidade em nosso estado”, explica. Ele expressa, ainda, sua esperança de que a formação que receberam sirva como motivação para que continuem trilhando essa trajetória, cujo propósito final é promover a melhoria da qualidade de vida desses grupos.

A primeira defesa foi a do mestrando Élison Ruan da Silva Almeida, intitulada “Prevalência e fatores associados a Insegurança Alimentar em famílias Indígenas do estado de Alagoas”. O artigo resultante dessa dissertação foi aprovado para publicação na Revista Nutrients. Na sequência, tiveram suas teses defendidas e aprovadas as alunas Rosália de Lima Barbosa e Nancy Borges Rodrigues Vasconcelos, ambas do doutorado em Ciências da Saúde (ICBS/Ufal). Elas defenderam, respectivamente, os temas: “Saúde mental de mulheres quilombolas segundo categorias de (in)segurança alimentar: estudo de base populacional no estado de Alagoas” e “Indicadores de saúde da população quilombola versus população geral brasileira: revisão sistemática com metanálise”. Os artigos resultantes já estão sendo finalizados para publicação.

Também se submeteram a qualificação de suas dissertações as seguintes mestrandas (e respectivos trabalhos) do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Ufal: Diane Fernandes dos Santos: “Cobertura do programa de suplementação de vitamina A entre crianças indígenas de Alagoas: Estudo transversal de base populacional”;  Ana Beatriz Ferreira Santos: “Origens Desenvolvimentistas da Obesidade e suas comorbidades em mulheres Indígenas de Alagoas: Uma abordagem caso-controle”; Mikéssia Miranda de Lacerda: “Consumo alimentar de crianças indígenas de Alagoas: Estudo transversal de base populacional”; e Isnnara Barbosa Cavalcante Ribeiro: “Validade de preditores antropométricos para doenças cardiovasculares: Estudo de base populacional com mulheres Indígenas de Alagoas”.

A iniciação científica no LNBA foi representada pelas alunas Ana Rose Melo Lucena e Andressa Bruna Batista de Verçoza que, defenderam seu Trabalho de Conclusão de Curso do curso de graduação em Nutrição, intitulado “Prevalência e fatores associados ao diabetes mellitus: Estudo de base populacional com mulheres residentes em aldeias indígenas de Alagoas”. Fechando o ciclo, já se encontra agendada a defesa de doutorado do aluno Willams Henrique da Costa Maynart, que tem como título “Fatores associados à prevalência de Transtornos Mentais Comuns em mulheres Indígenas do estado de Alagoas: Estudo transversal de base populacional”.

Próximas atividades

Além das reuniões científicas de rotina que ocorrem semanalmente, nos próximos dias o professor Haroldo segue para São Paulo, para participar de um treinamento na utilização da ultrassonografia para fins de avalição da composição corporal. O evento acontece no hotel Estanplaza International, sob responsabilidade da BodyMetrix South America, a qual emitirá a Certificação PRO do BM Experience. “Os conhecimentos adquiridos serão aplicados, de imediato, nas atividades relativas ao ensaio clínico que o grupo está conduzindo no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes [HU], que tem como objetivo investigar a eficácia da suplementação com a própolis vermelha sobre a melhoria de parâmetros metabólicos, clínicos e antropométricos de mulheres obesas candidatas a cirurgia bariátrica no Hospital”, revela.

Além disso, as alunas Mikéssia Miranda, do mestrado em Nutrição; e Rita de Cássia Peixoto doutoranda em Ciências da Saúde; participarão da Vivência Intercultural em Território Étnico, que ocorrerá na Comunidade Santuário dos Pajés, em Brasília/DF, nos dias 29 e 30 de novembro. A atividade integra o Curso de Aperfeiçoamento em Políticas Públicas Relativas aos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais e suas Infâncias, promovido em parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA/MDHC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com intermediação da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).

“A vivência tem como objetivo a formação de profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), além de incluir pessoas indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais, assim como representantes da sociedade civil organizada. A meta é fortalecer o protagonismo desses grupos e aprimorar a atuação de agentes públicos e educadores no atendimento de crianças e adolescentes de diferentes contextos étnico-culturais”, detalha Haroldo.