Egresso da Ufal recebe prêmio da Abecs de Melhor Dissertação
Caio Tavares foi primeiro lugar no Prêmio Abecs de Pesquisa em Ensino das Ciências Sociais, na categoria Melhor Dissertação defendida entre 2022 e 2023
No último dia 8 de novembro aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte, a cerimônia do 2º Prêmio da Associação Brasileira de Ensino em Ciências Sociais (Abecs). O primeiro lugar, na categoria Melhor Dissertação defendida entre 2022 e 2023, foi para Caio Tavares, egresso do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (PPGS/Ufal).
Atualmente, Caio é coordenador regional do projeto professor diretor de turma (Crede 6) da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc/CE), agente de governança regional da Politica Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Ele conta que a oportunidade representa um marco na sua trajetória de vida e acadêmica. “Estou vivenciando o dia mais importante da minha trajetória de 28 anos de vida. Não nasci em berço de ouro. Fui criado na periferia da cidade de São Paulo. Vivi a minha infância e adolescência no extremo da Zona Leste e sou o primeiro da minha família a traçar essa trajetória de dedicação exclusiva para os estudos. Isso gerou desconfianças, entretanto provei que com a educação existe a possibilidade de alcançar uma verdadeira ascensão social”, comenta.
Agora, Caio é só comemoração e manda um recado para a mãe, Andréia: “após nove anos e oito meses da nossa saída de São Paulo, quero dizer-lhe: vencemos, vencemos e vencemos, porque você sempre acreditou em mim!”. Caio dos Santos Tavares ficou em primeiro lugar na categoria melhor dissertação defendida entre 2022 e 2023 no Brasil, com a sua produção “A construção do habitus sociológico: Uma análise disposicionalista de Fernando Azevedo”. O trabalho teve a orientação do professor Cristiano Bodart, do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Ufal.
Veja mais no Ufal na Mídia.