Estudantes de Letras participam de Encontro Nacional da Rede Andifes

Graduandos tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir justiça social

Por Jacqueline Freire - jornalista
Graduandos do projeto Idiomas sem Fronteiras de Língua Inglesa da Ufal
Graduandos do projeto Idiomas sem Fronteiras de Língua Inglesa da Ufal

Os graduandos do projeto Idiomas sem Fronteiras (ISF) de Língua Inglesa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram durante três dias no mês de outubro, do Encontro Nacional da Rede Andifes ISF 2024, realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O evento foi marcado por atividades, troca de experiências, aprendizados e diálogos sobre temas relevantes para o futuro, como a justiça social. “O evento reforçou o poder transformador da educação e da cultura, fortalecendo o impacto positivo da língua inglesa em uma educação mais inclusiva e consciente”, explicou o estudante Cláudio Silva, do 5º período do curso de Letras/Inglês, e que também participou do evento.

Para ele, a oportunidade trouxe a chance de conhecer e compreender a amplitude dos projetos desenvolvidos pelo ISF em diferentes regiões do Brasil, enriquecendo a visão sobre o impacto do programa. “Foi a chance de levar nossas pesquisas para outro estado, trocar experiências com outros núcleos e disseminar temas importantes”, revelou.

Além de Cláudio, estiveram no evento Arthemis Galdino Farias, Bruno Rafael Pires, Cláudio Pedro Neves, Igor Cauã da Silva, Izabelle Alessandra Castro, Jin He Vieira Gomes e Karyne Joanne Nascimento. Todas as apresentações abordaram a temática de justiça social, que foi o foco do evento este ano.

Confira os temas dos trabalhos apresentados:

  • Arthemis Galdino Farias: "Pessoas Transgênero em Universidades Federais e o Ensino de Estratégias de Compreensão em Língua Inglesa"

  • Bruno Rafael Pires de Melo Silva: "Inglês para Fins Específicos e o Uso da IA: Impactos e Reflexões sobre a Formação Acadêmica"

  • Cláudio Pedro Neves da Silva e Igor Cauã da Silva Santos: "Idiomas sem Fronteiras: Articulações Teórico-Metodológicas entre Desenho Educacional Complexo, LinFE e Letramento Crítico"

  • Izabelle Alessandra Castro Brasil: "Leitura Acadêmica e Criticidade: Desigualdade de Gênero em Foco"

  • Karyne Joanne Nascimento Santos: "Conscientização Social no Ensino de Inglês para Fins Específicos: Reflexões Críticas sobre Saúde Mental no Setembro Amarelo"

  • Jin He: "Educação e Igualdade: O Impacto da Qualidade Educacional na Promoção da Justiça Social"

Veja mais no perfil @letrasinglesufal.