Estudantes do Ceca são premiados em evento científico nacional
O primeiro lugar foi para uma tese de doutoramento em Agronomia
- Atualizado em
Estudantes do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), comemoram a qualidade da pesquisa realizada nos cursos, que obtiveram reconhecimento nacional. Durante a 2ª Conferência sobre Ecofisiologia do Estresse de Plantas e 23º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird), ocorridos em Petrolina (PE), no início de outubro, os trabalhos desenvolvidos no Ceca obtiveram os três primeiros lugares na premiação de pesquisas.
O primeiro lugar foi conquistado por um trabalho extraído de tese de doutorado orientada pela professora Vilma Marques e apresentado pelo doutorando em Agronomia, Emanoel dos Santos Vasconcelos. O segundo lugar foi para o trabalho desenvolvido no Laboratório de Microbiologia, orientado pela professora Tânia Marta e apresentado pelo mestrando em Agronomia, Arthur Costa Pereira Santiago de Almeida. Por fim, o terceiro lugar foi para o trabalho orientado pelo professor João Correia e apresentado pela graduanda em Agronomia, Edvania Barbosa da Silva.
Para a comunidade universitária do Ceca, a conquista é um reconhecimento importante da qualidade da pesquisa desenvolvida no Campus. “Estamos muito orgulhosos, a premiação obtida nos deixou bastante felizes e motivados, pois valoriza e dá visibilidade aos trabalhos que temos desenvolvido no Ceca, especialmente no Laboratório de Propagação de Plantas, bem como motiva os alunos a seguirem buscando o aprimoramento no método científico e o crescimento na carreira acadêmica”, ressaltam os professores João Correia e Vilma Marques.
O trabalho que conquistou o primeiro lugar, de Emanoel dos Santos, tem como título: Epibrassinolídeo como atenuador no estresse hídrico da cana-de açúcar: acúmulo de fitomassa. “Ganhar uma premiação como pesquisador é, sem dúvida, algo muito significativo para minha carreira profissional. Além do reconhecimento externo, essa conquista representa uma validação do esforço contínuo e da dedicação à ciência”, afirmou o doutorando.
Arthur Costa também ficou muito satisfeito com a experiência. “Gostaria de expressar minha gratidão aos professores e colegas do laboratório de Microbiologia e do laboratório de Propagação de Plantas. A dedicação e o apoio de cada um foram essenciais para o desenvolvimento deste trabalho. Essa conquista é resultado de um esforço coletivo e do ambiente inspirador que esses profissionais criam, sempre incentivando a inovação e a excelência”, agradeceu o mestrando.
Ele também ressaltou a importância do evento científico, voltado para debater e compartilhar temas relevantes para a agricultura irrigada brasileira. “Esse evento não apenas expandiu meus conhecimentos, mas também fortaleceu minha motivação para seguir contribuindo com o desenvolvimento de práticas sustentáveis e biotecnológicas que beneficiem e valorizem a diversidade do Brasil e nosso Nordeste brasileiro”, declarou Arthur.
Edvania também manifestou a alegria com o reconhecimento obtido no Congresso. “Veio como um impulso essencial para minha trajetória acadêmica e para a continuidade das minhas pesquisas. Ver meu trabalho valorizado ao lado de tantos outros projetos inovadores me mostrou que estou no caminho certo e que, com dedicação e empenho, posso contribuir de forma significativa para o avanço do conhecimento na agronomia. Esse incentivo renovou meu entusiasmo pela pesquisa e reforçou minha vontade de buscar novas soluções para os desafios da área. Sou imensamente grata pela oportunidade e pelo apoio que recebi e espero seguir aprimorando meu trabalho com ainda mais determinação”, agradeceu a estudante.