Jornada Odontológica de Pesquisa e Extensão supera expectativas de público
Aproximadamente 200 pessoas participaram das atividades teóricas e práticas nos três dias de evento
A terceira edição da Jornada Odontológica de Pesquisa e Extensão (Jope), promovida pela Faculdade de Odontologia (Foufal) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi realizada entre os dias 23 e 25 de outubro e alcançou um novo patamar de participação, com mais de 200 inscritos. O evento, que tem se consolidado como um importante espaço de discussão e aprendizado, trouxe uma programação diversificada que incluiu palestras, oficinas hands-on e apresentações de trabalhos acadêmicos.
O evento foi iniciado com a palestra da psicóloga Hellen Paiva, que abordou os desafios e cuidados necessários para a manutenção da saúde mental de profissionais e estudantes de odontologia. Com o tema “Desvendando o poder do autocuidado: como melhorar nossa qualidade de vida”, Paiva enfatizou a importância do autocuidado em uma profissão que frequentemente enfrenta altos níveis de estresse e pressão.
No total, foram ofertadas 25 palestras, incluindo uma ministrada pela coordenadora de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Cruz, que discutiu políticas públicas e a importância da saúde bucal no Brasil. Além disso, foram oferecidas 16 oficinas práticas que abordaram temas variados, desde técnicas clínicas até inovações tecnológicas.
A Jope também se destacou pelas 50 apresentações de trabalhos acadêmicos, nas quais estudantes e profissionais compartilharam suas pesquisas, contribuindo para um rico ambiente de troca de conhecimento e experiências.
Para Felipe Santos, estudante de odontologia e membro da comissão organizadora, a Jope foi motivo de orgulho. “Organizar qualquer evento demanda muita responsabilidade. A Jope não é e nunca foi diferente. Coordenar um evento dessa grandeza é um privilégio e se torna ainda mais gratificante quando temos apoio discente e docente. É uma honra entregar um evento que reúne todas as áreas da odontologia e que, de alguma forma, agrega na vida de muitos colegas. A jornada veio para ficar e espero que outras gestões tenham o comprometimento de melhorar ainda mais, afirmou.
A participação expressiva e o feedback positivo dos inscritos evidenciam o sucesso da Jornada, que superou as expectativas em comparação às edições anteriores. Segundo o professor Diogo Diógenes, que ministrou a oficina Levantamento do Seio Maxilar e Prática com Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos, o desempenho dos estudantes surpreendeu e esse tipo de prática pode ajudar a desenvolver habilidades e a escolha da futura especialidade.
“Trouxemos uma das técnicas do plasma rico em fibrina (PRF), ensinamos a puncionar e fazer a coleta, e agora eles estão fazendo o hands-on no ovo, para treinar a técnica de levantamento de seio maxilar, o sinus lift. Eles estão se saindo muito bem e acredito que sairão vários implantodontistas daqui”, brincou.
“Me inscrevi para algumas oficinas e eu considero que está sendo uma oportunidade enriquecedora. Eu sou de outra instituição de ensino superior e fui muito bem recebida, muito bem acolhida pela Ufal”, afirmou a estudante Xênia Almeida, estudante do sexto período de Odontologia do Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ).
Próximas edições
Com o sucesso desta edição, a Jope se firma como um evento essencial para a comunidade odontológica, com planos de continuidade e aprimoramento nas futuras edições. A expectativa é que a Jornada continue a promover discussões relevantes e a contribuir para a formação de profissionais mais conscientes e capacitados.