Primeiro doutorado de programa em rede na Ufal será defendido segunda (18)
Polo da Renoen na Ufal está no Centro de Educação
- Atualizado em
As especificidades das sequências de ensino investigativo com conhecimentos biológicos nos anos inciais do ensino fundamental é o título da primeira tese de doutorado a ser defendida na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) dentro da Rede Nordeste de Ensino (Renoen), cujo polo na instituição alagoana é sediada no Centro de Educação (Cedu), unidade acadêmica do Campus A.C.Simões. A tese, do doutorando Antônio Reynaldo Meneses Moura, será defendida on-line, a partir das 14h, nesta segunda-feira 18 de novembro, e tem como orientador o professor Elton Fireman, do corpo docente do Cedu e também vice-coordenador local do programa em rede.
“A defesa de Antônio Reynaldo é o início de uma consolidação do projeto de expansão do Ensino de Ciências e Matemática. Começou em 2010 com a primeira turma do mestrado em Ensino de Ciências do PPGECIM, também sediado no Cedu, até o surgimento do doutorado em 2021, e agora com o início das primeiras defesas. É exemplo de um projeto de ensino e pesquisa que se consolida. Um grupo emergente do PPGECIM foi a base para o polo Ufal da Rede Renoen”, destaca o professor Elton Fireman.
O PPGCIM é o Programa de Pós-graduação que oferta Mestrado Profissional em Ensino nas citadas disciplinas e nasceu de uma proposta conjunta de seis unidades acadêmicas da Ufal: Cedu, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Instituto de Física (IF), Instituto de Matemática (IM), Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) e Campus Arapiraca. Conta com a colaboração do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Sobre a primeira tese a ser desenvolvido durante o Renoen, no âmbito da Ufal, Fireman reforça que o trabalho do doutorando Reynaldo Meneses observa a presença do conhecimento biológico nos anos iniciais, suas especificidades mesmo dentro da disciplina de Ciências da Natureza lecionadas por professores multidisciplinares (pedagogos).
“Desta forma, contribui para uma melhor compreensão da abordagem didática denominada Ensino por Investigação e sua presença no Ensino de Ciências para as Crianças. Esta pesquisa é uma parte de um projeto aprovado no CNPq dentro do edital Universal”. O doutorando Antonio Reynaldo tem licenciatura em Biologia e é oriundo do estado do Piauí, onde já foi nomeado como docente do Campus de Picos da UFPI. Irá fazer sua defesa para posterior posse na universidade.
No polo Ufal a rede é coordenada pelo professor Ivanderson Pereira e conta conta com a participação de uma equipe de onze docentes. Além do Cedu, fazem parte da Renoen o ICBS, IF, Instituto de Computação (IC) e Campus Arapiraca. Elton Fireman foi o primeiro coordenador do polo local e durante a fase de implantação da Rede foi o vice-coordenador. A primeira turma de doutorado da Ufal teve entrada em 2021.
Novas turmas
A Rede Renoen é uma associação de universidades do Nordeste que ofertam o doutorado em Ensino, área 46 da Capes e sua sede é na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenada pelo professor Edson Wartha, da UFS, à exceção da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a rede possui nove universidades associadas, estando presente em quase todos os estados do Nordeste.
Além de Sergipe e Alagoas, integram a Renoen: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Também fazem parte da rede o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Elton destaca que o programa aceita profissionais com ampla formação desde que tenham mestrado em qualquer área. Segundo o professor, a exigência está atrelada a área de concentração e as linhas de pesquisa que devem se inserir no projeto a ser desenvolvido. Atualmente, a Rede Renoen conta com 40 doutorandos e está no final do processo seletivo para a turma de 2025. Oferta 128 vagas, destas, dez são destinadas ao polo Ufal.
Mestre pelo Instituto de Física da Ufal com doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ambos na área de Física, Fireman é professor titular do Cedu. Atualmente, coordena o Programa de Mestrado Profissional PPGCIM. No polo local da Renoen ministra a disciplina Ensino de Ciências para Crianças. Também participa do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), como coordenador de uma das ações/projetos dentro do olhar de pesquisa e inovação aplicadas à educação. Já foi vice-diretor e diretor da unidade acadêmica e tem mais de quarenta orientações de mestrado e doutorado concluídas.