Roda de conversa de Comunicação Social discute Extensão Universitária
A atividade fez parte da Semana de Extensão e contou com a participação de professores dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas
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Os projetos de extensão desenvolvidos pelos professores dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram apresentados na última quinta-feira (7), como parte da programação da Semana de Extensão e Cultura (Semaexc). A roda de conversa “Extensão e Comunicação: iniciativas comunicacionais extensionais envolvendo Universidade e Sociedade”, aconteceu no bloco de Comunicação Social (COS).
O evento, coordenado pela professora Laís Falcão com os alunos da disciplina Comunicação e Sociedade, trouxe três professores para a mesa: a coordenadora e professora do curso de Jornalismo Janayna Ávila; a coordenadora do curso de Relações Públicas Emanuelle Rodrigues e o professor de jornalismo Vítor Braga. Cada um abordou sobre a criação, desenvolvimento e dificuldades na realização, sempre apontando a importância da extensão e o impacto imediato que tem tanto para o aluno quanto para a sociedade.
Para a professora Janayna Ávila, idealizadora da Revista Cosmorama, discutir extensão torna mais dinâmico o contato dos alunos com as atividades que estão sendo desenvolvidas no bloco. “A extensão é a possibilidade de você fazer um diálogo entre a universidade e a sociedade, fazer com que o aluno tenha contato com projetos e que ele possa sair dos muros da universidade e assim, produzir para a comunidade”, afirmou a docente.
Janayna Ávila também pontuou a participação dos estudantes como ponto de partida para o estímulo à extensão. “Os alunos podem se organizar com uma ideia de projeto de extensão e procurar um professor da área correspondente para que juntos, eles possam propor e gerar um produto ou ações de benfeitoria para determinada comunidade”, disse.
A coordenadora de Jornalismo indicou que as mudanças que vão ser propostas pelo projeto político-pedagógico (PPC), a partir de 2025, tornarão a extensão uma atividade curricular obrigatória, incrementando as possibilidades do curso se firmar nessas atribuições.
Emanuelle Rodrigues, colaboradora do Entre Rachaduras, destacou que a atividade extensionista é responsável por fazer uma articulação proveitosa entre a sociedade e a academia. “Quando a gente está na universidade pública, sobretudo, temos que dar necessariamente um retorno para a sociedade e fazer com que essas pessoas se empoderem com conhecimentos que elas constroem junto com a gente”, disse.
Já o professor Vitor Braga, docente que coordenou um trabalho de cobertura colaborativa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 junto à Mídia Ninja, ressaltou o alto volume de inscrições para participar do projeto como um incentivo para que se impulsione a extensão no bloco de Comunicação Social. “Houve muita participação e sei que havia bastante interesse, inclusive de jornais esportivos. Existe uma demanda represada, de querer realizar algo além da pesquisa e da participação em disciplinas e projetos de ensino. Acredito que a extensão tem essa função de oferecer um retorno mais imediato à sociedade”, comentou.
Conheça os projetos extensionistas apresentados:
Revista Cosmorama - A valorização da produção autoral
A imagem passou a ser uma forma essencial de comunicação, com a possibilidade de atrair e informar o público a partir de recortes de um todo. A Cosmorama é resultado de uma sequência de cinco anos da agência Labium Imagem, outro projeto de extensão, que moldou a atual revista. O principal objetivo é o incentivo à produção estética e autoral dos alunos.
A primeira edição com o tema “Águas de Alagoas”, traz a relação do estado com a presença das águas e a cultura que emerge ao seu redor. Assim, como ocorre nas aulas de fotojornalismo, as imagens escolhidas passaram por momentos de assessoramento, ou seja, acompanhamentos que guiam os alunos em como melhorar tecnicamente, composição e enquadramento.
A edição foi publicada digitalmente pela Editora da Ufal (Edufal) e está disponível neste link.
A próxima edição será publicada em janeiro, com o tema “Feira Livre”, e conterá entrevistas além do trabalho fotográfico. Aos alunos interessados, o projeto deve abrir novas vagas em breve. Desta forma, acompanhe o instagram da Cosmorama para mais informações.
Entre Rachaduras - O dever de discussão de forma responsável
Com a presença de alunos de Jornalismo, Relações Públicas e Ciências Sociais, o projeto Entre Rachaduras estabelece uma discussão crítica a partir do impacto da exploração de sal-gema e a destruição de bairros em Maceió.
Durante a apresentação, a professora Emanuelle explicou que uma das dificuldades enfrentadas foi o algoritmo, com problemas na distribuição e alcance das postagens do instagram para o público. Contudo, a parceria feita com a Mídia Caeté, uma cooperativa de jornalismo independente, teve como consequência a produção de uma websérie sobre o descaso da Braskem, resultando em um maior engajamento para a extensão.
Atualmente o projeto se encontra no fim, porém para acompanhar mais outras atividades do curso de Relações Públicas siga o instagram da Baleia.
Cobertura Colaborativa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 - Operando uma cobertura
A cada quatro anos, as olimpíadas seguem a rotina diária para trazer o ávido torcedor dentro do público. Em uma parceria com a Mídia Ninja, alunos de jornalismo, relações públicas, design e letras puderam participar de uma cobertura olímpica
Resumão, ao vivo, matérias especiais, edições e muito mais produzidos em solo brasileiro com uma visibilidade parecida com as dos grandes meios de conteúdo esportivo. Além de trazer reconhecimento aos atletas olímpicos e paralímpicos, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir e produzir sobre representatividade, a partir de recortes étnicos, de classe e de gênero no esporte. As matérias produzidas estão disponíveis no site da Mídia Ninja, em específico na seção Esporte Clube.