Ufal abre processo seletivo para oferta de bolsas de extensão para 2025

Inscrições vão até dia 8 de dezembro

Por Ascom Ufal e Proex
- Atualizado em

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), abre processo seletivo para o preenchimento de 89 vagas para estudantes da Ufal atuarem em projetos de extensão, beneficiados com bolsas a partir dos editais Pró-Saberes e Pró-Culturas, ano 2025. Os interessados deverão realizar suas inscrições até 8 de dezembro através dos links disponíveis em cada edital.

No edital Pró-saberes/2025, serão 30 vagas para estudantes atuarem em projetos de extensão desenvolvidos em setores como: Edufal; Ascom; Proexc - Sede; Coordenação de Assuntos Culturais; SBPC Regional, entre outros. Já o edital Pró-Culturas/2025 conta com 59 vagas para estudantes atuarem como bolsistas em ações de Extensão nos mais diversos equipamentos culturais da Universidade como o Museu Théo Brandão (MTB), o Museu de História Natural (MHN), a Pinacoteca Universitária e a Usina Ciência.

Seleção

Para participar do processo seletivo, o aluno deve estar regularmente matriculado na Universidade Federal de Alagoas. O discente também deverá possuir os requisitos gerais e específicos listados, conforme cada edital. Após a inscrição, o processo seletivo avaliará os requisitos gerais e terá uma segunda etapa, além de outros critérios, também descritos conforme anexo de cada edital lançado.

Durante o trabalho, o estudante terá que cumprir uma carga horária de 12 horas semanais nos turnos matutino, vespertino e/ou noturno, conforme os locais de atuação e de execução de cada projeto de extensão. Para exercer estas atividades, o novo bolsista receberá uma bolsa no valor de R$ 700,00 mensais. Ao final de cada projeto, cada bolsista também receberá um certificado com a carga horária proporcional às atividades desenvolvidas por ele.

O prazo de vigência das bolsas é de 12 meses, a se iniciar no dia 2 de janeiro até 31 de dezembro de 2025.

Para mais informações, confira dentro dos respectivos editais: Pró-culturas/2025 e Pró-saberes/2025.