21º Torneio de Xadrez da Ufal movimenta Campus A.C. Simões

Evento foi realizado no Complexo Esportivo da Universidade e contou com 30 jogadores

Por Deriky Pereira – jornalista
30 estudantes participaram do Torneio de Xadrez na Ufal | nothing
30 estudantes participaram do Torneio de Xadrez na Ufal

A temporada 2024 dos torneios de Xadrez da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) começou com força total. Trinta jogadores, dos mais diversos cursos da instituição, compareceram no último domingo (18) ao Complexo Esportivo da Ufal, situado no Campus A.C. Simões, em Maceió, para mostrar seu talento e buscarem a vitória nesta que foi a 21ª edição do Torneio, a primeira deste ano.

“Após sete rodadas no ritmo 7'+2", o vencedor foi o Luiz Eduardo com 6.5 pontos em sete possíveis. Em segundo lugar, João Vitor com seis pontos. O terceiro lugar ficou com Raissa Moura com 5.5 pontos. Fechando a premiação, André Luiz e Lucas Espíndola fizeram cinco em sete ficando em quarto e quinto lugares. Além disso, Neilton Gabriel ganhou o prêmio de Novato destaque e Maria Eduarda, o prêmio de Destaque Feminino”, explicou Davi Matheus, organizador do Torneio.

Ele também celebrou a participação feminina no Torneio. “Vale destacar a presença de quatro mulheres no campeonato em um esporte que é majoritariamente formado por homens. Inclusive, uma delas, Raissa Moura, conquistou o terceiro lugar na classificação geral”, complementou Davi.

Com a palavra, o campeão

O estudante Luiz Eduardo, que participa desde 2019 quando ainda era mestrando em Matemática, foi o vencedor do campeonato. Ele celebrou a conquista: “Eu já tive várias participações, muitas vezes chegava a ficar entre os cinco primeiros colocados, porém sem chegar em 1° lugar. Mas, com os treinos e a experiência adquirida, temos conquistado algumas medalhas de ouro nos últimos anos”, contou.

Ele também comemorou o crescimento da prática do Xadrez na Ufal. “Este torneio foi muito especial, pois contou com um número recorde de participantes. Fico feliz de ver esse crescimento, fruto do amor e dedicação pelo esporte do Davi Matheus, organizador dos torneios, do apoio do diretor do IM, Isnaldo Isaac, também do Pedro Balikian, diretor de esportes, e dos demais colegas que voluntariamente são monitores”, complementou.

Tensão, criatividade e concentração

O graduando João Vitor, do 8º período de Direito, se consagrou como vice-campeão do 21º Torneio de Xadrez. Ele contou que sua caminhada no xadrez começou quando tinha 14 anos ainda em Boca da Mata, onde residia na época. Mas, com o passar dos anos, deu início a participações em outros campeonatos e foi acumulando conquistas em âmbito estadual e regional.

“Fiquei anos sem jogar xadrez, até que conheci o Clube de Xadrez da Ufal em 2023. Isso despertou novamente meu interesse no âmbito das competições. Participar de torneios é tenso, emocionante e divertido. Exige criatividade, concentração em cada partida e muita força mental. Além disso, fiz amizades que levarei para vida. Por isso, convido todos que tenham interesse”, recordou o estudante.

Categoria Destaque Novato

A nova temporada dos campeonatos de Xadrez na Ufal trouxe uma novidade: a estreia da categoria Destaque Novato, que ficou com o estudante de Ciência da Computação, Neilton Gabriel. “Os torneios são ótimos, são eventos para fazer amizades, se divertir e claro promover a prática do xadrez. As partidas são sempre desafiadoras, pois os jogadores são muito competentes”, contou.

Em sua opinião, o número de praticantes ainda é baixo, mas “a quantidade de pessoas é normalmente pequena, infelizmente, o que já está sendo resolvido, pois têm acontecido monitorias toda semana, de segunda a sexta na Ufal. Espero que com o tempo a quantidade de jogadores aumente consideravelmente nos próximos meses”, apontou Gabriel.

Olha o que vem por aí

Além do calendário anual com os próximos torneios de Xadrez, que você pode conferir as datas aqui, Davi Matheus alertou ainda para os próximos passos do Clube de Xadrez da Ufal: “Na tarde do próximo dia 8 de março, será realizado o 2° Campeonato Feminino de Xadrez da Ufal no complexo esportivo. As inscrições serão gratuitas e o Torneio será aberto a toda comunidade alagoana. Além disso, durante o mês de Março, será realizada a 1ª Copa Ufal de Xadrez com inscrições custando apenas R$ 5,00. Mais informações serão divulgadas aos poucos em nosso perfil do Instagram, o @cxufal”, contou.

E pra quem ainda tem alguma dúvida ou acha impossível aprender, o vice-campeão do Torneio alertou: “O Xadrez melhora o raciocínio lógico, estimula a criatividade, aumenta o poder de decisão, dentre outras vantagens. Meu sonho é tornar o Xadrez mais popular no nosso estado. Qualquer pessoa pode aprender a jogar. O Xadrez é o esporte mais inclusivo do mundo, é triste saber que nosso povo não valoriza como deveria”, salientou João Vitor.