Circuito Penedo de Cinema 2024 lança edital para inscrição de filmes

Interessados podem se inscrever gratuitamente, de 24 de junho a 4 de agosto

Por Simoneide Araújo - jornalista
 | nothing

O Circuito Penedo de Cinema edição 2024 já está nos preparativos para o grande evento, que acontece de 25 de novembro a 1º de dezembro, com mostras competitivas e não competitivas de curta-metragem. Como primeira ação, o Circuito lançou edital para inscrição de filmes, cujo prazo vai de 24 de junho a 4 de agosto.

A edição deste ano também será em formato híbrido, mesclando atividades presenciais e programação transmitida de forma on-line, garantindo acesso para todas as pessoas interessadas no universo da sétima arte.

Consagrado como atividade cultural de abrangência nacional e totalmente gratuito, o Circuito Penedo de Cinema é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS) e da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas e da Economia Criativa (Secult-AL). Promovido em parceria com outras instituições públicas e privadas, tem como patrocinadores o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Prefeitura de Penedo e o Sebrae Alagoas.

A organização do Circuito estabelece critérios para a participação nas mostras competitivas e não competitivas de curta-metragem, que ocorrem na programação. Cada proponente deverá escolher apenas uma das mostras disponíveis: o 17º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, o 14º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o 11º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e a 14ª Mostra de Cinema Infantil. 

De acordo com o edital 01/2024, se houver duplicidade de submissão de uma mesma obra, será considerada válida sempre a última inscrição. Pelas regras estabelecidas, só serão aceitas inscrições de produções que não tenham sido classificadas em edições anteriores do evento do Circuito. Lembrando que cada curta-metragem deverá ter duração máxima de 25 minutos, incluindo créditos, e ter sido produzido a partir de 2022.

No caso da Mostra Não Competitiva de Cinema Infantil, o proponente vai participar com inscrições de trabalhos na 14ª Mostra de Cinema Infantil. Neste caso, serão aceitas obras audiovisuais de produção nacional em curta-metragem, com classificação indicativa Livre, com no máximo 25 minutos, em qualquer formato, que tenham sido produzidas nos últimos cinco anos. Esta mostra não define limite de inscrição de obras audiovisuais por produtor ou realizador.

Resultado

A avaliação e a seleção dos filmes será feita por comissões indicadas pela coordenação do Circuito, formadas por realizadores, produtores, cineclubistas, críticos, professores e pesquisadores de audiovisual e áreas afins. Os filmes pré-selecionados serão divulgados, até 6 de setembro, pelo site e pelas redes sociais do evento, além de também serem encaminhados por e-mail aos interessados.

O resultado final dos filmes selecionados para a 14ª Edição do Circuito Penedo de Cinema será divulgado a partir de 14 de setembro. Após a homologação, cada proponente terá prazo, até o dia 30 de setembro, para enviar cópia do filme em HD, nos containers MOV ou MP4; em H.264, por meio do serviço de nuvem (Google Drive, Dropbox, Wetransfer ou afins); Termo de Autorização de Exibição, preenchido e assinado pelo responsável legal; três fotos de cena do filme, cartaz e foto do diretor [com mínimo de resolução de 300dpi] em formato JPG para uso em material de divulgação e memória do evento; além de filmografia do diretor ou da diretora.

Para saber mais sobre as regras, leia a íntegra do edital aqui e no anexo abaixo.