Laboratório de Violino faz 1ª formatura do Método Suzuki em Campo Alegre

Cidade é um polo do projeto de extensão da Ufal, desenvolvido em parceria com a ONG Maceió Voluntários, Amaca e Prefeitura de Campo Alegre

Por Simoneide Araújo - jornalista
Primeira formatura da primeira turma do Método Suzuki no polo Campo Alegre | nothing
Primeira formatura da primeira turma do Método Suzuki no polo Campo Alegre

O Laboratório de Violino da Universidade Federal de Alagoas está implantado em três polos - Maceió, Viçosa e Campo Alegre - e foi neste último município que o projeto de extensão realizou o 2º Workshop Itinerante de Violino. Durante esse evento, houve a primeira formatura do polo no Livro 1 do Método Suzuki, que utiliza a educação musical para mudar, influenciar, de forma positiva, a vida de estudantes, ou seja, uma forma de buscar desenvolver a criança, musical e socialmente.

Vinculado ao curso de licenciatura em Música da Ufal como projeto de extensão, o Laboratório de Violino é programa de formação continuada em pedagogia e performance do instrumento e coordenado pela professora Débora Borges. “Esse projeto começou de um sonho, um ideal, a criação de um meio saudável de aprendizado no violino, onde todos pudessem ser tratados de forma igualitária, recebendo uma orientação de qualidade”, relembrou a docente.

Débora destaca que a parceria com a ONG Maceió Voluntários, a Associação dos Amigos de Campo Alegre (Amaca) e a Prefeitura de Campo Alegre foi fundamental para a instalação de um polo do Laboratório de Violino da Ufal naquela cidade. ”Em Campo Alegre, a turma tem orientação da professora Jakeline Santos e os alunos cumprem um plano de curso. Eles são submetidos a avaliações e, ao final, recebem certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão da Ufal”, explicou.

A coordenadora do projeto celebra a conquista dos primeiros frutos resultantes do trabalho Laboratório em Campo Alegre. “Nosso evento no último dia 18 foi um momento emocionante. Pudemos contemplar o que a força do bem e de um trabalho organizado é capaz de fazer com vidas. De repente, novos caminhos, novas possibilidades, novos horizontes! De repente, violino em Campo Alegre! Alagoas é grande, mas cabe dentro da Ufal, porque nossa instituição tem a extensão universitária como um de seus pilares!”, declarou.

Além de comemorar as conquistas para a Ufal e para a comunidade de Campo Alegre, Débora Borges também agradece a corrente que se formou para realizar o projeto: “Um agradecimento especial à coordenação do nosso curso de licenciatura em Música, que incentiva e apoia seus docentes; agradeço ao Setor de Transportes da Universidade, pela seriedade e comprometimento, e aos professores envolvidos na realização dos eventos. Além de mim, temos a professora Iannara Farias, a professora Jakeline Santos e o professor Luan Marques. Além do maestro Walber Bezerra e muitas outras pessoas que nos apoiam e inspiram. Agradeço demais aos representantes da ONG Maceió Voluntários, André Carnaúba e Maristela Pozitano”.