Proest lança edital de bolsa permanência para quilombolas e indígenas

Valor da bolsa é R$ 1.400,00 e as inscrições para programa do MEC podem ser feitas até 19 de julho

Por Simoneide Araújo - jornalista
 | nothing

Alunos e alunas quilombolas e indígenas terão um incentivo a mais para permanecer na Universidade Federal de Alagoas e conseguir terminar a graduação. É que a Pró-reitoria Estudantil (Proest) abriu edital para que esses estudantes façam seus cadastros para concorrer à Bolsa Permanência do Ministério da Educação (BPMEC), cujo valor atual é de R$ 1.400,00 mensais.

O programa BPMEC oferece auxílio financeiro e busca reduzir desigualdades sociais e étnico-raciais, de forma a garantir que alunos e alunas quilombolas e indígenas possam permanecer na universidade e consigam concluir a graduação.

De acordo com o edital 03/2024, o prazo para o cadastro no Sistema de Gestão de Bolsa Permanência (SISBP) é até 19 de julho. Quem se inscrever deve responder o questionário e anexar a seguinte documentação: autodeclaração do candidato, constante no anexo 1 do edital; declaração da comunidade do candidato, que está no anexo 2; Termo de Compromisso do Bolsista; e declaração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) ou declaração da Fundação Cultural Palmares, juntamente com comprovante de residência, juntados em um único PDF.

Mas, atenção! Quem se inscreveu no edital de 2023, teve cadastro deferido e não foi contemplado, não precisa fazer nova inscrição. A Proest avisa que, se estiver com matrícula regular na Ufal, esses estudantes terão a bolsa autorizada automaticamente.

Estudantes indígenas e quilombolas que desejarem se inscrever no programa Bolsa Permanência devem acessar o SISBP, neste link. Terão de responder as informações sobre perfil socioeconômico e acadêmico e anexar a documentação solicitada no item 7 do edital.

Também devem providenciar documentação de filhos, caso tenham, ou, se for pessoa com deficiência, anexar no link descrito no item 1 do edital o laudo médico com a CID ou avaliação biopsicossocial. Tudo isso deve ser enviado para o e-mail programabolsapermanencia@proest.ufal.br, e, por fim, aguardar notificação do SISBP sobre a inscrição.

A Proest reforça que candidatos e candidatas à bolsa devem manter em sua posse os documentos originais que foram anexados no ato da inscrição. Essa medida é necessária porque, a qualquer tempo, podem ser solicitadas pela Pró-reitoria ou pelo Núcleo de Assistência Estudantil (NAE).

Para saber mais detalhes, acesse aqui a íntegra do edital.