Ufal oferece 100 vagas para curso de Produção de Roteiro e Jogos Digitais

Capacitação será realizada de forma remota e destinada a cursos de licenciatura da UAB em universidades públicas de Alagoas

Por Ascom Ufal
 | nothing

O curso livre de extensão Produção de Roteiro Audiovisual de Filmes e Jogos Digitais Narrativos está com inscrições abertas até o dia 22 de junho e é voltado aos estudantes das licenciaturas do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em Alagoas, a capacitação oferece 100 vagas e terá um total de 40 horas de duração.

Será realizado de forma remota e com encontros às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento deste formulário on-line

A proposta do curso, em formato de oficina, é produzir roteiros de filmes (ficção) e jogos digitais narrativos. Para isso, serão utilizadas linguagens e estruturas que perpassam estes roteiros como a sinopse, a narração, a construção de personagens e a experiência do jogador. Além disso, os alunos poderão conhecer alguns filmes e jogos curtos para compreender melhor essas narrativas.

Rafael Assis, doutorando do Centro de Educação (Cedu) e professor do curso, explica que a importância da oficina está na possibilidade e potencialidade para as atividades que os inscritos poderão fazer em sala de aula, principalmente quando não possuírem material didático para trabalhar determinado conteúdo, sendo assim capazes de mobilizar recursos próprios pessoais de conhecimento.

O professor destaca também que a linguagem proporcionada no curso está muito presente na cultura digital, aproximando assim uma realidade que pode ser melhor difundida de forma crítica. “Outro ponto é a possibilidade do professor produzir, desenvolver e introduzir essas linguagens, como parte das atividades dos alunos e serem também linguagens que os alunos podem aprender e desenvolver”, comenta.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online (TICFORPROD) do Centro de Educação (Cedu), com apoio da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas.