Alunos da Ufal Penedo fazem visita a navio oceanográfico da Marinha

Embarcação é uma das mais modernas com laboratórios e equipamentos científicos

Por Manuella Soares - jornalista
 | nothing

Alunos do Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG Dibict) realizaram uma visita técnica no Navio Oceanográfico Vital de Oliveira, na última sexta-feira (12). O convite partiu da diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil e a Ufal enviou 15 estudantes para a atividade.

O navio estava retornando de uma missão e fez uma parada no Porto de Maceió, onde os alunos e os professores Cláudio “Buia” Sampaio e Ricardo Miranda participaram da visita. “O Navio Oceanográfico Vital de Oliveira é um dos mais modernos e realiza estudos oceanográficos ao longo da costa brasileira, especialmente na chamada ‘Amazônia Azul’, e sua visita serviu de estímulo para os alunos”, comentou o professor Buia.

Os pós-graduandos da Ufal tiveram a oportunidade de conhecer laboratórios, equipamentos científicos para coletar dados atmosféricos, oceanográficos, incluindo biológicos, químicos e geológicos e parte da infraestrutura do navio.

“Brindamos a ciência brasileira e a Marinha do Brasil, afinal como o lema do navio diz: ‘Pesquisa no mar? Vital, navegar!’”, lembrou Buia, reforçando, ainda, o agradecimento ao setor de transporte da Unidade Penedo e ao reitor Josealdo Tonholo no apoio à logística da visita, além da Capitania dos Portos de Alagoas e à tripulação do navio pelo acolhimento.