Auditório da Reitoria recebe premiação da OBMEP nesta quinta-feira (25)

Serão entregues medalhas para cerca de 300 estudantes

Por Jacqueline Freire - jornalista

Na próxima quinta-feira a partir das 10h, o auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas recebe a cerimônia de premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Participaram da competição estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

Serão 300 estudantes, entre medalhistas nacionais e estaduais a serem premiados neste dia. Na ocasião, também serão premiados os professores que se destacaram durante a competição, além das escolas com alunos que mais se destacaram e duas secretarias de educação.

Segundo o professor Adelailson Peixoto, coordenador da OBMEP em Alagoas e professor do Instituto de Matemática da Ufal, o foco do projeto é incentivar o estudo, o gosto e o ensino da matemática no estado. Além das medalhas, os alunos com melhor classificação ganham bolsas de estudos para iniciação científica e participam de projetos com professores da Ufal. “Durante o projeto também procuramos trabalhar junto aos professores de matemática alguns pontos da BNCC que eles tenham dificuldade”, explica o professor.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um programa que procura incentivar o desenvolvimento da matemática nas escolas públicas, assim como descobrir novos talentos da matemática em todo país.

Somente em Alagoas participam anualmente cerca de 350 mil alunos, sendo escolhidos destes, os 5% melhores para a segunda fase, que é nacional. “Esse ano tivemos quase 100 medalhas em Alagoas, sendo seis de ouro. Esses seis meninos receberam as medalhas no Rio de Janeiro, no mês passado, e agora na Ufal, entregaremos as restantes de prata e bronze”, avisa.

Veja mais informações no site