Estudante de Graduação do IC é premiado em Conferência Internacional

O trabalho apresentou um catálogo de transformações importantes para testes de softwares

Por Manuella Soares - jornalista
O aluno Manoel Pedro de Aranda Terceiro, do Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas do Instituto de Computação da Ufal

Veio da Itália mais um reconhecimento do potencial científico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O aluno Manoel Pedro de Aranda Terceiro, do Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) do Instituto de Computação (IC), teve seu trabalho premiado numa conferência internacional realizada em Salerno no último mês de junho.

O estudante conquistou o reconhecimento de “Artigo Distinto”, numa tradução literal durante a International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering , da sigla em inglês EASE 2024. O trabalho foi feito em conjunto com os pesquisadores do EASY, sob a orientação do professor Márcio Ribeiro.

De acordo com o docente, Manoel desenvolveu uma proposta de pesquisa focada na área de testes de software e se destacou por avançar o estado da arte no contexto de testes escritos em linguagem natural, ou seja, a forma humana de comunicação, onde a tecnologia precisa reconhecer a mensagem.

A conferência EASE recebeu um total de 126 submissões, das quais 26 foram selecionadas para o programa principal. O artigo da Ufal apresentado por Manoel está entre os três agraciados com o prêmio.

“O prêmio destaca a qualidade da pesquisa desenvolvida na Ufal e o potencial inovador do Instituto de Computação e do Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY). Uma realização que enche de orgulho a comunidade acadêmica da Ufal”, reforçou o professor Márcio.

Trabalho em evidência

Manoel Aranda participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e levou para a conferência na Itália o artigo intitulado A Catalog of Transformations to Remove Test Smells in Natural Language Tests.

O evento aceitava apenas submissões de alta qualidade, descrevendo pesquisas originais e não publicadas. A EASE está em sua 28ª edição e é classificada como conferência de categoria A, líder internacional para acadêmicos e profissionais apresentarem e discutirem suas pesquisas sobre engenharia de software.

O trabalho orientado pelo professor Márcio teve o objetivo de aprimorar a qualidade e a confiabilidade dos testes de linguagem natural durante o desenvolvimento de software, com isso foi apresentado um catálogo de transformações projetadas para remover sete problemas de testes e uma ferramenta complementar que usou técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PNL) para ser implantada”. Segundo o artigo, os resultados da ferramenta automatizada apontam uma taxa de 83,70% de precisão.

Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.