Inscrições e submissões de trabalhos para o Internellis vão até 31 de julho

Evento internacional marca os 10 anos de criação do curso de Libras da Ufal

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

Em comemoração aos seus dez anos, o curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebra a data com a realização do Congresso Internacional de Estudo em Linguística de Línguas de Sinais (Internellis), que está com inscrições e submissões de trabalhos abertas até o dia 31 de julho.

O objetivo do evento é colaborar para o desenvolvimento dos estudos na área de Linguística das Línguas de Sinais existentes no mundo. De acordo com o docente do curso de Letras-Libras da Ufal e coordenador do Internellis, Humberto Meira, “as pesquisas que se referem às Libras são fundamentais para o fortalecimento da língua no Brasil”.

Sobre a importância de um evento internacional para se discutir a descrição da gramática, do léxico, da cultura surda e das relações entre Libras e outras línguas, Meira afirma que é importante promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre professores, intérpretes e outros profissionais, tanto do Brasil quanto de outros países.

Artigos selecionados poderão ser publicados em revista acadêmica Qualis A3 e resumos inscritos serão divulgados em anais. No evento, que acontecerá entre 24 e 27 de setembro, na Ufal e na Uninassau de Maceió, campus Farol, os participantes terão acesso a palestras, minicursos, debates, simpósios temáticos, mesas redondas, dentre outros. Para se inscrever e saber mais informações, o interessado deve acessar este endereço.

Surday

O Dia Nacional do Surdo, o Surday, é comemorado, no Brasil, no dia 26 de setembro e foi instituído por meio do Decreto 11.796. A data foi escolhida como comemoração à primeira escola de surdos do país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Com o objetivo de animar e socializar, o Congresso promoverá a primeira edição do Surday, balada em comemoração ao dia da pessoa surda, que ocorrerá em 25 de setembro, na Boate Rex, Jaraguá, a partir das 20h30.

Para Meira, a data é importante para reafirmar os laços da comunidade surda, celebrar conquistas e fortalecer o engajamento da comunidade na reivindicação de políticas públicas voltadas para a comunidade. “Todos, independentemente, se surdos ou não, estão convidados”, frisou o professor, que recorda ainda que a experiência só será possível pela parceria estabelecida com o Rex Bar.

Internellis

Em destaque na programação do evento a presença do professor de Linguística da Universidade do Texas em Austin, David Quinto-Pozos; da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mariane Stumpf, que realiza pesquisas relacionadas à escrita das línguas de sinais; da docente Pâmela Pernis, que pertence à Universidade de Colônia-Alemanha; e do pós-doutor e professor titular da Ufal, Alexandre Melo; dentre outros convidados do Brasil e outros países. As referências sobre os pesquisadores que vão palestrar podem ser conferidas no site do Internellis.