Programa de Educação Tutorial inscreve novos grupos até dia 31

Cursos de graduação podem apresentar propostas

Por Jacqueline Freire - jornalista

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Alagoas (Prograd/Ufal) está com prazo aberto até o dia 31 de julho para os cursos de graduação apresentarem propostas de criação de novos grupos no Programa de Educação Tutorial (PET). Serão selecionadas duas propostas a serem submetidas como propostas institucionais da Universidade ao Ministério da Educação (MEC).

As propostas devem estar articuladas ao Projeto Pedagógico dos cursos, ao Projeto Pedagógico Institucional, e alinhadas às políticas de extensão e ações para redução da evasão e elevação do sucesso acadêmico nas formações em nível de graduação. Para inscrição, basta enviar a proposta via formulário on-line juntamente com a ficha de inscrição.

Os documentos serão analisados conforme a interdisciplinaridade das propostas, articulação da proposta com o projeto pedagógico institucional; utilização de práticas inovadoras de ensino; relação com a sociedade e/ou escolas de educação básica; articulação entre ensino, pesquisa e extensão; contribuição da proposta para a redução da evasão e da retenção; entre outros pontos.

Saiba mais

Estabelecido pela Lei nº 11.180/2005, o PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes de graduação em regime de dedicação integral às atividades do PET recebem bolsa de iniciação científica.

Entre as atribuições dos novos grupos, estão: contribuir para a política de diversidade na instituição de educação superior, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, educacional, territorial, étnico-racial e de gênero; aprofundar a formação de jovens universitários como pesquisadores e extensionistas, visando à sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais, em particular na universidade e em comunidades populares; desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

O resultado das análises será divulgado no dia 13 de agosto.

Mais informações no edital, no perfil @petufal ou pelo endereço eletrônico: cdp@prograd.ufal.br.