Ufal é parceira de projeto da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros

Ideia do projeto é promover a educação antirracista

Por Ascom Ufal com Juliana Gomes – estudante de Jornalismo e Larissa Martins – estudante de Relações Públicas
 | nothing

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), é a mais nova parceria da 5° edição do Projeto Afrocientista, uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). O projeto, tem o compromisso de promover uma educação antirracista e incentivar a pesquisa científica entre jovens negros do ensino médio da rede pública brasileira através da pesquisa, ensino e extensão, junto à alunos de graduação das universidades públicas.

“Para além do fortalecimento dos Núcleos de Estudos pelo Brasil, o Afrocientista é ferramenta de combate ao racismo e promoção da igualdade racial. Olhando por essa perspectiva, é fundamental entender a importância da relação da universidade com as escolas públicas para a construção de uma sociedade antirracista e que preza pela emancipação humana”, explica o professor Danilo Marques, coordenador do Neabi/Ufal.

Ele comenta ainda sobre as expectativas para a participação do Núcleo que representa Alagoas no projeto pela primeira vez. “Estamos no processo de retomada de relacionamento com as escolas de ensino básico pós pandemia. Com o projeto, esperamos promover o letramento racial para esses alunos, preparando-os para o ingresso na universidade pública através do sistema de cotas, de fato, e proporcionar uma estrutura segura na escolha do curso de graduação”, afirma.

Em Alagoas, o Neabi  Dandara dos Palmares e Maninha Xukuru Kariri, integra o projeto com as bolsistas Juliana Gomes, do curso de Jornalismo, e Larissa Martins, do curso de

Relações Públicas, juntamente com onze alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, sob a supervisão do professor Fabson Calixto. O projeto tem apoio do Instituto Unibanco e do Ministério da Educação (MEC).

Saiba mais

Presente em todos os estados brasileiros, o projeto Afrocientista contribui para a transformação na vida da juventude negra brasileira e o fortalecimento da lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo oficial da Rede de Ensino.

Para mais informações, acesse @afrocientista.abpn e @neabiufal no Instagram.