1° lugar: Egresso da Ufal é aprovado em mestrado em Viçosa-Minas Gerais

Roger Henrique passou por Pibic, Pibit e Monitoria durante a graduação e agora será orientado por professora que é referência na área de Agroecologia da UFV

Por Manuella Soares - jornalista
Roger Henrique Santos Aureliano, aprovado no Mestrado em Minas Gerais

Por trás de toda conquista do 1º lugar tem uma história de superação. A de Roger Henrique Santos Aureliano, egresso da Ufal, também. E mais...tem coragem pra refazer a rota, tem determinação pra seguir princípios e tem muito trabalho em busca dos seus objetivos. Ele comemora hoje a aprovação no mestrado em Agroecologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e todo os conhecimento adquirido na Ufal para chegar até lá.

O carioca mora em Maceió desde que foi aprovado para cursar Administração e, para se manter na cidade conseguiu uma vaga na Residência Universitária Alagoana (RUA). Mas o chamado da vida dele não era nas ciências sociais. “Em 2018 fiz reopção de curso, por influência de um amigo, Tiago Jansel, e de alguns princípios que visam o respeito à vida vegetal e animal, escolhi a Agroecologia [no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias – Ceca]”, lembra, quando precisou tomar a decisão que mudaria sua trajetória na Universidade.

Não faltou coragem nem determinação pra se envolver. Desde o segundo semestre do curso até o último, Roger Henrique foi colaborador do Laboratório de Sistemática Vegetal (LSV), sob orientação da professora Ana Prata. “Tive a oportunidade de participar de pesquisas acerca da germinação e fenologia de espécies do gênero de plantas Cyperus, e também foi onde tive meu primeiro contato com a matologia”, destacou.

O aluno aplicado e colaborativo também participou de atividades no Laboratório de Produção e Tecnologia de Sementes, com orientação do professor Luan Melo; do Centro de Estudos em Ecodesenvolvimento, Ruralidades e Gestão (Ceerg), com a professora Tatiana, e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Agricultura Familiar e Agroecologia (Gepafa), sob orientação da professora Vanuze Costa.

Incansável por conhecimentos, Roger entende a importância da iniciação científica para aprimorar as pesquisas. Ele participou de três programas Pibic, além de um Programa de Iniciação Tecnológica (Pibit) e foi monitor em três disciplinas: Botânica, Sociologia Rural e Entomologia.

Segundo todos os passos da trilha acadêmica na Ufal, o egresso já está arrumando as malas para se mudar para Viçosa (MG). A escolha pelo Programa de Pós-graduação em Agroecologia na UFV foi almejando usufruir de toda a estrutura de uma grande universidade e a identificação com a linha de pesquisa Manejo de agroecossistemas tropicais.

“O meu projeto de pesquisa é sobre a utilização de extrato pirolenhoso no controle de ervas invasoras em sistemas agroflorestais, o objetivo é analisar os efeitos do extrato no solo e nas plantas, além disso, os resultados esperados agregam grande importância econômica para o estado de Minas Gerais, visto que são os maiores silvicultores do Brasil”, contextualizou Roger, reforçando que para isso vai contar com a orientação de uma grande referência na área, a professora Irene Maria Cardoso, que será sua orientadora.

As aulas da pós-graduação só começam em setembro, enquanto isso, ele controla a ansiedade, alimenta as expectativas e leva, junto com a saudade, os saberes adquiridos na Ufal: “Agradeço a todos os professores do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias que me deram oportunidade de participar de pesquisas e projetos. Com isso, espero estimular outros estudantes da Agroecologia, assim como aconteceu comigo”.