1º Fórum Regional sobre realidade Materno-Parental Estudantil será virtual
Evento acontece nestas terça e quarta-feira, 20 e 21, e pretende reunir as principais necessidades materno-estudantis
As principais demandas dos estudantes com filhos no Brasil são a pauta do 1º Fórum Regional sobre realidade Materno-Parental Estudantil nas Instituições de Ensino Superior do Nordeste. A ideia é construir fóruns regionais que tenham por objetivo reunir as principais necessidades materno-estudantis.
O evento acontece em todo o país e integra o Grupo de Trabalho para promover estudos técnicos sobre a criação de uma Política Nacional de Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras, nomeado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu).
Na região Nordeste, o Fórum acontece nestas terça e quarta-feira, 20 e 21, das 9h às 17h, de forma on-line, onde deverá buscar proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências entre estudantes da graduação, pós-graduação e do pós-doutorado e suas diversidades no ato de cuidar conciliados com a vida acadêmica e sobre como melhorar as condições nas universidades. Inscrições no site.
A programação contará com a mediação das representantes regionais Maria Josélia dos Santos e Napê Nunes, nomeadas pelo MEC a partir de indicação de coletivos presentes nas seguintes instituições: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os eixos de discussão virtuais serão focados em temáticas como: infraestrutura nas IES; questões regimentais, administrativas e burocráticas; ações afirmativas e permanência; diversidade e inclusão.
Outra iniciativa do GT para subsidiar a política nacional, é a criação de um questionário voltado a estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado que tenham filhos e estejam vinculados a qualquer instituição de ensino superior brasileira.
Para responder e/ou compartilhar o formulário, acesse o site.