Aula inaugural do Profiap em Arapiraca destaca mais qualificação para o Agreste

Programa de mestrado profissional em Administração Pública inicia primeira turma no interior neste semestre

Por Jacqueline Freire – jornalista
1ª turma no interior tem 12 alunos; curso é ofertado em Maceió desde 2014

O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoa (Ufal) deu início, no último dia 7 de agosto, à primeira turma do mestrado profissional em Administração Pública (Profiap) no Agreste alagoano. O curso, que já é ofertado em Maceió desde 2014, faz parte de um programa de mestrado profissional em Administração Pública oferecido por diversas universidades brasileiras em rede nacional, e é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Proferida pelo professor Bruno Setton, a aula teve como tema o próprio Profiap e a apresentação dos professores do curso. “A aula foi muito importante para dar luz à ampla capacidade do programa na qualificação de seus estudantes. Com a aula do professor Bruno, percebeu-se o quão ligado às necessidades atuais da administração e do serviço público o programa está”, comenta o professor Elthon Oliveira, diretor acadêmico do Campus Arapiraca.

A aula inaugural destacou a oportunidade de mais qualificação para os profissionais do interior. “A vinda para o interior representa oportunidade para alta qualificação em mais uma área do conhecimento. Há uma grande demanda reprimida para qualificação nos níveis de mestrado e doutorado no interior do estado. O Profiap vem atender uma parcela dessa demanda”, diz o professor.

Além disso, a expansão do programa para o interior deve ajudar a suprir uma demanda dos próprios servidores da Universidade, que têm interesse em aperfeiçoar suas habilidades e conhecimentos, refletindo na melhoria dos serviços ofertados à sociedade. “É a Ufal à serviço da sociedade em diversas camadas e formas. Agora são quatro programas de mestrado na sede do Campus Arapiraca, e estamos na expectativa pela aprovação de um na Unidade Educacional de Penedo”, completa.

A turma pioneira no interior tem 12 alunos. As vagas abrangem servidores de instituições de ensino superior e a comunidade em geral que foram selecionados por meio de edital para cursar dois semestres de disciplinas e realizar um Trabalho de Conclusão de Curso.

A vice-reitora da Ufal, professora Eliane Cavalcanti, o coordenador de pesquisa do Campus Arapiraca, professor Alysson Duarte, o professor Setton e o professor Elthon Oliveira estiveram na mesa de abertura.