Curso de extensão debate histórias do circo alagoano, participe

Aulas seguem até 3 de dezembro; não é necessária inscrição

Por Ascom Ufal

Um curso para estudar de forma prática e teórica as Artes Circenses, em especial sua vertente do Palhaço/Clown, Palhaçada/Palhaçaria, e voltado à criação individual dos palhaços e suas cenas/esquetes individuais e ou coletivas (performance, números, entradas, espetáculos, esquetes). Esse é o objetivo do curso de extensão Histórias do Circo Alagoano: conhecer, fazer e divulgar, e de seu grupo resultante ALona.

As aulas acontecem sempre às terças, das 19h às 22h, e são ministradas pelo professor Ivanildo Piccoli na sala de corpo 2 (Corredor Filartes do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes / Ichca). Não é necessário realizar inscrição, basta comparecer. A previsão é de que o curso finalize em 3 de dezembro. “Teremos como resultados números artísticos, cenas curtas e espetáculos com o repertório estudado”, explica o professor.

A ideia é criar um espetáculo a partir das aulas embasadas nos registros dos pesquisadores Mario Fernando Bolognesi, Tristan Rémy e do contato com os palhaços brasileiros e em especial os alagoanos. “Partindo do grupo de pesquisa e extensão Brincantuar: artífices cênicos com suas linhas de pesquisa em Artes Circenses, Pedagogia das Máscaras e Palhaçaria desenvolveremos estudo prático e teórico das Artes Circenses em especial sua vertente do Palhaço/Clown, sendo chamada de Palhaçada/Palhaçaria”, completa o professor Piccoli.

O grupo também fará apresentações quinzenais das habilidades  no chamado "Palco Aberto" para comunidade, inicialmente na Rua Fechada aos domingos na Ponta Verde ou com apresentações em comunidades carentes, grotas, ONGs, escolas, eventos ou espaços a definir.

Mais informações nos perfis do Instagram  @brincantuar e @ivanildopiccoli