Curso de Teatro realiza 4º Fórum Brecht e Educação, participe

Evento acontece de 30 de outubro a 2 de novembro

Por Jacqueline Freire – jornalista

Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas (Ichca/Ufal) será a sede da quarta edição do Fórum Brecht e Educação. O evento acadêmico reúne pesquisadores, docentes, artistas e estudantes interessados nas propostas estéticas, poéticas, éticas e pedagógicas do alemão Bertolt Brecht.

A ideia é promover e fortalecer parcerias entre estudantes e pesquisadores de diversas regiões do país, através da construção e divulgação de artigos e novas pesquisas voltadas ao autor da “Óperas do três Vinténs” e tantas obras importantes para a cena política mundial. “Também se direciona ao estudo da dramaturgia e poesia, da tradução, da literatura, da pedagogia do teatro, das questões políticas e sociais, estreitando as relações institucionais entre as universidades, por meio de cooperação artístico-científico-acadêmica”, explica o professor Ivanildo Piccoli, coordenador da ação.

As inscrições já estão abertas no site

Mas, antes do evento, o grupo já está realizando o curso Estudos das Artes Cênicas: Brecht e o Teatro Dialético, que acontece no Ichca até o dia do Fórum. São 60 horas de pesquisa, leituras e encontros presenciais, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, na sala de corpo 2 do Ichca. As inscrições para o curso estão abertas na página

O curso propõe uma aproximação dos participantes à vida e obra de Bertold Brecht, às criações da Berliner Ensemble e dos encenadores e autores que pesquisam e difundem suas ideologias artísticas e políticas.

No dia 1º de novembro, o evento muda-se para diversos espaços culturais localizados no Centro de cidade de Maceió, com palestras, mesas redondas, comunicações acadêmicas, oficinas cênicas e apresentações artísticas. “As pesquisas estarão divididas em quatro eixos temáticos: Brecht: autor político, Brecht e os movimentos sociais, Performance e Corpo Político na perspectiva brechtiana e Brecht e a Pedagogia das Artes Cênicas”, informa o professor.

O evento

O 4º Fórum Brecht e Educação é uma realização do Grupo de Pesquisa do CNPq Brincantuar: artífices cênicos, vinculado ao curso de Teatro Licenciatura do Ichca, e da Escola Popular de Teatro Político de Alagoas (EPTPA), com apoio financeiro da Capes e parcerias com os Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Unirio e Udesc, com a UnB, USP, UFRJ e Grupo de Pesquisa do CNPq FiloMove, vinculado à Licenciatura em Filosofia do Ichca. Os anais do evento serão publicados num e-book e a Revista Urdimento, do PPGAC Udesc (Qualis A1), publicará uma edição com dossiê dedicado ao Fórum.

As edições anteriores do evento aconteceram em diferentes cidades do sudeste brasileiro, como Niterói-RJ, chegando até São João del’Rei - Minas Gerais, e agora à Maceió - AL. “Tendo isso em vista, a atual edição tem como principal finalidade superar tais limites geográficos e efetivar o diálogo entre o evento e a região nordeste do país, promovendo o encontro de professores, estudantes, artistas e pesquisadores das áreas de teatro, educação e estudos brechtianos, abrangendo quatro eixos temáticos: direcionamento político; performance e corpo político; movimentos sociais e teatro na educação”, completa.

Brecht

O dramaturgo alemão Bertolt Brecht teve e tem um papel fundamental na cultura e no fazer teatral latino americano. De acordo com Laura e Mantovani: “Brecht nos permite ter uma visão crítica do teatro no capitalismo e sugere um caminho para a realização de uma cena em conformidade com os interesses daqueles que desejam mudar o atual estado de coisas”.

O Fórum Brecht e Educação é o primeiro e único evento que visa difundir a teoria e estética brechtiana em diálogo com profissionais e demais pessoas interessadas e atuantes na educação brasileira.

Mais informações no site e nos perfis do Instagram @brincantuar e @ivanildopiccoli @educa.brecht