Egressa da Ufal é destaque em evento de peças artesanais do governo

Peças criadas por Nathalie Nayara utilizam porcelana fria, são feitas à mão e surgiram após inspiração a partir da disciplina Linguagem e Expressão Plástica, do curso de Design

Por Deriky Pereira e Tárcila Cabral – jornalistas
Nathalie Nayara, ex-aluna da Ufal, expõe suas peças criadas no processo de porcelana fria

Inspiração é algo muito pessoal e cada um realmente a utiliza de uma forma. Com Nathalie Nayara não é diferente. A designer, egressa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi uma das participantes da Feira Egal de Portas Abertas, promovida pela Escola de Governo do Estado de Alagoas (Egal), no último dia 16, onde se destacou com a exposição de produtos feitos à mão utilizando porcelana fria. Tudo com muita originalidade e riqueza nos detalhes.

Desde pequena fui muito estimulada a criar. Meus pais sempre tiveram habilidades manuais, e isso me inspirou a seguir o caminho artístico, que acabou me levando à profissão de designer. Hoje, consigo unir esse amor ao trabalho que desenvolvo com minhas peças, sempre pensando em cada detalhe para que cada brinco seja único”, compartilhou Nathalie Nayara, designer e artesã.

Segundo ela, além do estímulo recebido desde a infância, outra importante fonte de inspiração para criar surgiu após cursar a disciplina Linguagem e Expressão Plástica, ministrada pela docente Flávia Araújo ainda no início da graduação em Design na Ufal.

Durante toda a graduação também fui incentivada a desenvolver projetos com materiais que ainda não havia explorado. O melhor de tudo é que agora, após as experiências que tive principalmente com a disciplina, aplico técnicas adequadas a todo tipo de arte manual que executo, desde o esboço até a finalização”, salientou a profissional.

Ela complementou que a disciplina também foi fundamental para que pudesse desenvolver todo o processo criativo: da ideia à elaboração e funcionalidade das peças. Compreendi os processos criativos, a importância de desenvolver um repertório visual e como mapear minhas ideias, explorando não apenas a estética, mas também a funcionalidade das peças. Lembro até hoje do projeto de papietagem, no qual produzi uma máscara balinesa de Jero Gede, e da reprodução da cadeira Zig-Zag, de Rietveld, que fiz utilizando plástico PU [poliuretano]. Foi muito gratificante registrar o passo a passo e vê-las finalizadas”, recordou.

Na primeira participação, a artesã expôs cerca de 90 peças e celebrou o êxito na comercialização de cerca de 60. O sucesso da primeira vez lhe trouxe duas novidades: a primeira, o convite para uma nova participação, em evento a ser realizado nesta sexta (30). E a segunda, foi a inspiração – olha ela aqui de novo – para elaborar novas coleções.

Nesta nova participação, vou expor meus brincos e outras peças artesanais decorativas feitas com porcelana fria. Essa é uma excelente oportunidade para valorizarmos o artesanato alagoano, destacando a riqueza e a diversidade da nossa cultura. Espero vê-los lá!”, concluiu Nathalie Nayara.

Conheça mais sobre o trabalho da designer e artesã por meio do Instagram: @usofami.

Sobre a Feira

A Feira Egal de Portas Abertas visa reunir talentos do serviço público para celebrar a arte alagoana numa exposição que promove suas criatividades. Em parceria com a Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), o evento proporcionou, em sua primeira edição realizada no último dia 16, uma significativa variedade de obras, com peças de artesãos renomados, como Mestre Pedrocas, com sua Exposição Preciosa, e Mestre Aberaldo.

Mas elas não foram as únicas, houve também relevância para uma ampla variedade de peças únicas, incluindo pinturas, cerâmicas, rendas e bijuterias. Além disso, o evento também se mostrou um espaço importante na agenda cultural do estado, incentivando inclusive a adesão de novos participantes e sendo definida pela Egal como um dia de valorização da arte e do talento, onde servidores e artesãos se encontram para expor e trocar experiências criativas.