Egresso de Arquitetura da Ufal vence dois concursos e vai expor em SP

Projeto de um rooftop e peça autoral de um mobiliário foram destaques em prêmios nacionais de arquitetura

Por Manuella Soares - jornalista
Arquiteto Gabriel Sales conquistou dois prêmios importantes: o Archtrends e o Club&Casa Design Autoral 6

Sair da graduação e já aplicar os conhecimentos na prática é a expectativa. E se o aprendizado for reconhecido com uma premiação, é um grande estímulo para iniciar a carreira. Foi assim com o egresso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Gabriel Sales, que em menos de um ano conquistou dois prêmios importantes: o Archtrends e o Club&Casa Design Autoral 6.

Mas ele saiu da Ufal com mais coisas além dos prêmios. “A Ufal foi muito mais do que um campo acadêmico para mim. Ela auxiliou na formação do meu caráter, letramento racial e sexual. Eu não mudei quem eu era, mas, após me formar, sei exatamente quem eu sou, falo abertamente sobre isso, e nada mais pode ferir meus ideais. A Ufal me fortaleceu”, destacou, acrescentando que também teve muitas referências profissionais que o ajudaram, como os professores Dilson Ferreira, Thaísa Sampaio e Flávia Marroquim.

“O Gabriel é uma pessoa muito dinâmica, sempre se mostrou um aluno bem responsável, que buscava novos conhecimentos, organizado nas tarefas, e sempre atualizado com as mídias digitais Ele é um excelente projetista, tem uma representação técnica perfeita e sempre mostrou interesse em crescer na profissão, levar todo o conhecimento para a cidade dele, em Juazeiro da Bahia. Há um ano, desde que ele se formou é que vem mostrando, realmente, aos quatro cantos”, reconheceu Marroquim.

Gabriel colou grau em julho de 2023 e no mês seguinte recebeu a primeira vitória em um concurso nacional: o Archtrends, promovido pela Portobello em parceria com a Poli.Design de Milão, com o tema O que está dentro importa. O ex-aluno da Ufal desenvolveu o projeto de um Rooftop que contempla uma piscina coberta, com abertura zenital para entrada de sol, deque e sauna.

“O projeto foi pensado buscando evidenciar a diversidade identitária, de personalidades e histórias em cada um. Seres diversos e multifacetados, que, sendo diferentes uns dos outros, se tornam comuns e semelhantes em suas diferenças”, contextualizou o arquiteto.

O rooftot criado por Gabriel Sales foi um dos dez premiados entre os 170 projetos inscritos. Já este ano outra conquista foi celebrada, depois de representar o Nordeste entre mais de mil inscritos no concurso de Design de Mobiliário Club&Casa Design Autoral 6.

A proposta do egresso da Ufal foi a peça “Teca”, que funciona como móvel de apoio, banco e biblioteca que venceu na categoria profissional. Ele explica que a criação apostou na versatilidade atenta à problemática socioambiental, assim a peça é compacta e promove a sustentabilidade. “Além de economizar matéria-prima unindo o que seriam três móveis em um, foi projetado para criar novas possibilidades de leituras rápidas em ambientes de entrada, escritórios ou livings”, apresentou.

Agora os móveis vencedores serão construídos em tamanho real e as peças autorais ficarão expostas no BoomSPDesign 2025, em São Paulo. Os premiados também vão participar de uma experiência exclusiva à fábrica do patrocinador do concurso.

“É uma honra vencer este concurso, poder representar a minha universidade, a cidade de Juazeiro/BA e a região Nordeste em uma competição nacional, entre mais de mil projetos inscritos, 65 mil votos e um júri técnico de respeito composto por Beto Cocenza, Rafael Melo e Pedro Galaso. Agradeço a todos que acreditaram em mim e me apoiaram nessa jornada. Este reconhecimento é um tributo ao talento e à criatividade que existem em cada canto do nosso Brasil, independentemente de ter nascido na elite ou na política, é a prova que dedicação e foco rompem qualquer limitação”, disse o egresso da Ufal.