Pró-reitoria Estudantil promove palestra sobre acessibilidade na Ufal

Evento on-line faz parte das ações do projeto #SextouComPaape, desenvolvido pela equipe do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico

Por Simoneide Araújo - jornalista

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas promove mais uma edição do projeto #SextouComPaape nesta sexta-feira (30), às 14h, pelo Youtube. Desta vez, o tema da  palestra será acessibilidade na Ufal. Não é necessário fazer inscrição prévia, basta acessar a live e participar. Os participantes da live terão direito a receber certificado de participação com carga horária de 3 horas.

Esse projeto #SextouComPaape é um evento organizado pela equipe do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (Paape) da Proest, que busca promover ações voltadas ao desenvolvimento acadêmico e social da comunidade discente. Além desta, as próximas edições que ocorrerão no atual semestre letivo também vão trazer temas voltados à acessibilidade.

É importante destacar o papel do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Proest na definição dessa temática. O NAC pretende contribuir com a disseminação de informações para o corpo docente da Ufal e de outras instituições que tenham interesse em discutir o tema.

Para a coordenadora de Apoio à Qualidade de Vida Acadêmica da Proest, professora Adriana Duarte, esta ação do  #SextouComPaape pretende fornecer informações que vão beneficiar toda a comunidade universitária na busca pela inclusão.

A convidada do dia 30 é a professora Janayna Souza, do Centro de Educação (Cedu) da Ufal. Na palestra ela vai apresentar a temática Acessibilidade Pedagógica: questões e sugestões para a sala de aula.

A docente reforça a importância da participação da comunidade acadêmica. “Ao ouvir relatos sobre como os profissionais da educação se veem diante da inclusão, percebi que uma das questões que mais afligem os educadores - tanto daqueles que atuam na educação básica quanto no ensino superior - é no ‘como fazer’, como ser uma professora ou um professor acessível? Nesse sentido, iremos pensar no papel dos sujeitos [professores e estudantes] frente aos desafios da inclusão na escola e/ou na universidade e apresentar elementos e exemplos de estratégias de aprendizagem no âmbito da acessibilidade pedagógica para garantir que todas as pessoas, com ou sem deficiência, aprendam”, declarou a professora Janayna.

Os próximos eventos vão acontecer nos dias 27 de setembro e 25 de outubro, durante o atual período acadêmico.