Segunda Copa Ufal de Xadrez está com inscrições abertas até 1º de setembro

Torneio terá duração de um mês e será disputado no sistema eliminatório, no Complexo Esportivo

Por Simoneide Araújo – jornalista
Vencedores do 24º Torneio de Xadrez  da Ufal, realizado no último sábado (24)
Vencedores do 24º Torneio de Xadrez da Ufal, realizado no último sábado (24)

Atenção, alunos e alunas da Universidade Federal de Alagoas e do Instituto Federal de Alagoas! Estão abertas as inscrições para a 2ª Copa Ufal de Xadrez. O prazo vai até 1º de setembro, às 15h, e podem ser feitas mediante pagamento de taxa no valor de R$ 7,50.

Para garantir a inscrição, o pix deve ser feito em favor de Davi Matheus [pix 82 991071035], que coordena a competição. De acordo com o regulamento, às 16h do dia 1º de setembro será divulgado, pelo Instagram @cxufal, o chaveamento completo, formado com base no rating da Liga Brasileira de Xadrez (LBX).

O torneio terá duração de um mês e será disputado no sistema eliminatório a cada semana, no Complexo Esportivo da Ufal. Também podem se inscrever membros antigos do Chess_IM.UFAL – o Clube de Xadrez da Ufal, ligado ao Instituto de Matemática (IM), grupo fundado em abril de 2018 e já considerado o maior clube de Alagoas.

Após divulgadas as duplas, cada jogador deverá combinar com seu adversário o dia, o horário e o local na Ufal onde vão disputar o match de 4 partidas no ritmo 10'+2". Cada fase da Copa Ufal de Xadrez deve ser disputada no intervalo máximo de cinco dias, de segunda a sexta.

“Se algum jogador não tiver condições de disputar o match (competição) dentro do prazo, seu adversário será declarado vencedor por W.O. Após o último match ser finalizado, será divulgada, também pelo Instagram, a tabela atualizada”, prevê o regulamento.

Os três primeiros colocados vão receber medalhas e uma quantia em dinheiro. Quem tiver dúvida sobre inscrição ou sobre o torneio em si pode acessar o perfil do Instagram @cxufal.

24° torneio de Xadrez da Ufal

No último sábado (24) aconteceu o 24° torneio de Xadrez da Universidade Federal de Alagoas, em mais uma rodada do circuito 2024. Foi um campeonato fechado que contou com a participação de 22 competidores, alunos e alunas da Ufal e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Os 22 jogadores competiram em sete rodadas no ritmo 10'+2". A vencedora foi Luyse Acioli, com 6.5 pontos em 7 possíveis. Em 2º lugar, Raissa Moura, com 5.5 pontos. O 3º colocado foi André Luiz, com 5 pontos.

Josué Medino e João Vitor fizeram 4.5 em 7 e ficaram em quarto e quinto lugares. Além disso, Marcos Antonio ganhou o prêmio de destaque e Laura Barbosa o prêmio de destaque feminino.