Centro de Inclusão Digital seleciona bolsistas instrutores; inscreva-se

Inscrições seguem até 16 de setembro; vagas em todos os campi

Por Jacqueline Freire - jornalista

A Pró-reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas (Proest/Ufal), abriu seleção simplificada para bolsistas instrutores do Centro de Inclusão Digital (CID). Serão dispobilizadas até 42 vagas entre os campi A.C. Simões, Ceca, Arapiraca e Sertão, sendo até 25% delas destinadas para estudantes com deficiência (PCD), prioritariamente cegos.

Para participar da seleção, é preciso ser estudante regularmente matriculado em qualquer curso de graduação presencial da Ufal, além de ter disponibilidade de 12 horas semanais para o trabalho e possuir habilidades em softwares de uso acadêmico e profissional.

As inscrições são feitas exclusivamente no site até o dia 16 de setembro. Além da ficha de inscrição, os candidatos devem apresentar o histórico analítico atualizado e cópia de um documento de identificação com foto. Os que possuírem, podem apresentar ainda: cópia dos certificados de cursos de informática e/ou histórico escolar com disciplinas de Informática cursadas; diploma de curso técnico ou superior na área de informática, com carga horária mínima de 1.000 horas; e/ou comprovante de atuação em docência de cursos de informática.

Entre as tarefas do bolsista instrutor estão: operacionalizar as ações de formação na área de tecnologia; auxiliar na manutenção dos equipamentos dos laboratórios de informática utilizados; participar do planejamento das ações e atividades inerentes ao projeto; e realizar ações de formação para estudantes com deficiência.

O processo de seleção terá três etapas: análise dos documentos, avaliação do currículo e entrevista. Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 700,00. As atividades terão início a partir do dia 1º de outubro e finalizam em 30 de setembro de 2025.

Conheça o CID

O Programa de Inclusão Digital tem o objetivo de proporcionar aos estudantes dos cursos de graduação presenciais da Ufal o desenvolvimento de habilidades e competências na área de tecnologia, auxiliando-os e incentivando-os às atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Esta é a primeira vez todos os campi serão contemplados com CIDs, uma vez que serão inaugurados os CIDs nas unidades Palmeira dos Índios e Viçosa.

Mais informações no edital