Ditadura Militar brasileira é tema de evento no curso de Letras

Atividade promovida pelo PET Letras acontece de 2 a 4 de outubro

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

Nos próximos dias 2 a 4 de outubro, quarta e quinta-feira, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove o segundo Colóquio Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, com o tema “Vozes de desobediência: Narrativas de subversão na Ditadura Militar brasileira”.

O evento, que está com inscrições abertas no site, tem o objetivo de por meio das discussões dos temas propostos, integrar ainda mais a comunidade acadêmica de Letras e outras áreas de maneira interseccional, fortalecendo o diálogo. A programação conta com conferências, mesas redondas, comunicações orais, cine debate e apresentações artísticas, e ocorrerá na Faculdade de Letras (Fale), no Campus A. C. Simões, em Maceió. 

Segundo os organizadores, a proposta temática surgiu a partir dos 60 anos do golpe militar brasileiro e propõe impulsionar reflexões acerca das diversas formas de resistência daqueles que desafiaram a repressão, durante um dos períodos mais sombrios da história do Brasil. “Durante a Ditadura Militar, muitas pessoas arriscaram suas vidas para lutar contra a censura, a tortura e a opressão, utilizando suas vozes como armas de resistência. Sendo assim, a escolha do termo ‘vozes de desobediência’ destaca a importância das manifestações individuais e coletivas que se ergueram contra o autoritarismo”, afirmam. 

Já as “Narrativas de Subversão”, enfatizam as histórias e relatos daqueles que, através de suas ações subversivas, contribuíram para desestabilizar o regime e mantiveram viva a chama da resistência. Essas narrativas são fundamentais para entender o impacto da Ditadura Militar e as diversas formas de luta que emergiram como resposta à repressão. "O nome do evento não apenas homenageia essas vozes e narrativas, mas também serve como um lembrete do poder da resistência e da importância de não esquecermos as pessoas que lutaram, e as que ainda lutam, pela democracia e pelos direitos humanos no Brasil".

Informações e a programação completa, clique aqui.