Educação financeira para atletas de futebol é tema de TCC aprovado no Confut

Viviane Ferreira agora é estudante do mestrado na Feac

Por Jacqueline Freire - jornalista
Viviane Ferreira agora é estudante do mestrado na Feac

A mestranda em Economia Aplicada pelo Programa em Pós-graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Viviane Ferreira, apresentou na Confut Sudamericana no Rio de Janeiro, no último mês de agosto, o trabalho "Educação financeira para atletas de futebol".

O estudo foi fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e orientado pelo professor Carlos Everaldo. Segundo ela, desde o início da graduação, onde realizava atividades de extensão, teve início seu contato com a área esportiva, inclusive quando trabalhou na realização do AdmFut.

Viviane explica que seu trabalho teve como objetivo levar educação financeira aos atletas. “Considerando que culturalmente o assunto não tem uma inserção concreta na educação básica do brasileiro, e dado o histórico de casos de problemas de natureza financeira que observamos em nossas pesquisas, a inserção do tema se faz importante”, explica.

Ela destaca a importância do tema, tendo em vista, particularmente, que os atletas normalmente têm uma carreira mais curta, devido aos fatores fisiológicos naturais. “Esse momento só ressalta que o laço entre o mercado e a universidade precisa estar estreito. De um lado a ciência, de outro, a prática, estamos no caminho certo”, completa.

Confut

Desde 2022, a Confut Sudamericana tem se destacado ao trazer algo inovador para o mercado: debates fundamentais para o avanço do futebol, conteúdo de excelência, espaços de aprendizado, networking e estímulo aos negócios, além de reunir os maiores profissionais do âmbito futebolístico.