Estudante de medicina tem trabalhos aprovados em evento internacional sobre AVC

Kátia Bezerra é enfermeira aposentada, com experiência em saúde pública, e voltou a estudar para ampliar área de atuação

Por Thâmara Gonzaga - jornalista

Enfermeira com mestrado e doutorado, anos de trabalho na saúde pública em estratégia de saúde da família e na sala de aula do ensino superior. O currículo, relatado brevemente, é de Kátia Floripes Bezerra que, já aposentada e com tantas experiências profissionais, decidiu voltar a estudar e fazer uma segunda graduação: medicina na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Ela fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiu a vaga para o curso que, segundo ela, vai ampliar suas possibilidades de atuação. “Fiz enfermagem, amei e trabalhei bastante. Agora, quero expandir a minha área de atuação e não ficar em casa”, contou ela aos risos. De fato, ela não quer mesmo ficar parada. Matriculada no segundo período do curso, recentemente, ela teve quatro trabalhos aceitos no 16º Congresso Mundial de Acidente Vascular Cerebral (AVC) (16th World Stroke Congress), que será realizado de 23 a 26 de outubro de 2024, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Com experiência de já ter participado de vários congressos, Kátia conta que sua realidade está inspirando os colegas de turma, os quais, ela fez questão de destacar, tratam-na carinhosamente de Kaká e que se adaptaram à diferença de idade. “Eles estão todos empolgados, dizendo: a Kaká vai para Dubai!”, contou orgulhosa.

De acordo com informações da página do evento, o congresso vai reunir a comunidade internacional para abordar temas relacionados à prevenção, ao tratamento e à recuperação, por meio da discussão de novidades científicas, ensaios clínicos, avanços e diretrizes para AVC.

A estudante de Medicina relata que em sua trajetória na enfermagem sempre lidou com pacientes com AVC, por isso, o interesse pelo tema. Adequação da dieta de pacientes com Acidente Vascular Cerebral: fatores que podem interferir, Hipertrofia ventricular esquerda como fator de risco para Acidente Vascular Cerebral: uma revisão sistemática e meta-análise, Preditores de Acidente Vascular Cerebral em descendentes de africanos brasileiros e Prevalência de demência pré-AVC e pós-AVC: uma revisão sistemática e meta-análise são os títulos dos trabalhos de autoria de Kátia que foram aceitos para o congresso.

Para saber mais sobre o evento, acesse aqui .