Estudantes de Turismo realizam atividade de preservação da Prainha de Penedo
Ação de extensão teve foco na sinalização turística e sensibilização ambiental
- Atualizado em
Uma turma de estudantes do curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Penedo, participa, durante os meses de setembro e outubro, de ação de sensibilização ambiental na Prainha de Penedo, onde o foco é, além da preservação ambiental e conscientização ecológica, realizar ações de sinalização turística. O projeto de extensão é coordenado pelos professores Éder Bezerra e Rafael Arruda.
“O projeto Sinalização Turística para Sensibilização Ambiental visa unir a comunidade acadêmica e local para promover a educação ambiental através da instalação de placas informativas na Prainha de Penedo, com atividades programadas para os meses de setembro e outubro”, explica o professor Éder. Segundo ele, o projeto iniciou com o inventário da flora da Prainha, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).
“Serão catalogadas diversas espécies nativas, etapa fundamental para a criação de conteúdo educativo e relevante para turistas, moradores e demais atores locais”, afirma.
Na sequência, será realizada uma oficina de confecção das placas de sensibilização ambiental. Nessa atividade, alunos do Curso de Turismo da Ufal Penedo, juntamente com estudantes e professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), criarão placas educativas com mensagens sobre a importância da preservação do meio ambiente e o respeito à flora e fauna locais.
Após a confecção, as placas receberão mensagens educativas e passarão por um processo de pintura. O objetivo é sensibilizar visitantes e a comunidade sobre a necessidade de proteger o meio ambiente e preservar a beleza natural da Prainha em Penedo.
Por fim, ocorrerá o plantio de mudas e a instalação das placas na Prainha, em parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo. “Além de instalar as placas ao longo da praia, os participantes plantarão mudas de espécies nativas, reforçando o compromisso com a conservação da biodiversidade local”, acrescenta o professor Éder Bezerra.
E conclui: “A iniciativa fortalece o vínculo entre a universidade e a comunidade, promovendo um impacto positivo na preservação ambiental e no turismo consciente em Penedo. O projeto busca despertar o interesse de turistas e moradores para a conservação dos espaços naturais e servir de modelo para futuras ações na região”.